TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Carta de Princípios do Mackenzie

Por:   •  11/11/2015  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  1.329 Visualizações

Página 1 de 2

Carta de Princípios – Ano 2012 – Universidade, Educação e Corrupção

RESUMO

A corrupção é algo muito comum, já está consolidado como “aceitável” na cultura brasileira, está fortemente ligada aos meios políticos, empresas e até mesmo na vida pessoal. Pessoas que buscam levar vantagem em tudo ou sobre qualquer coisa.

O dicionário da língua portuguesa, assim como a carta de princípios do Mackenzie do ano de 2012, definem a corrupção como: Deterioração, apodrecimento ou putrefação e os sentidos secundários que tanto ouvimos falar e conhecemos derivam dessas palavras.

Sabemos que, corrupção, é o ato ou efeito de corromper ou se corromper, uma forma de obter alguma vantagem de forma ilícita sobre outras pessoas. Já se tornou algo tão comum em nosso cotidiano, vemos diariamente notícias sobre o assunto, temos como exemplo: Os escândalos de corrupção na Petrobras (2014/2015), políticos com contas milionárias em paraísos fiscais, escândalos envolvendo o partido que está no comando de nosso País e muitos outros casos de proporções menores. O Financial Time, expôs no ano de 2004, que 20% dos gastos públicos do país eram perdidos para a corrupção, quantia que correspondia à R$ 18,5 bilhões, portanto concluímos que esse valor subiu muito nos últimos anos.

A corrupção não é exclusivamente encontrada no ambiente público. Empresas privadas se utilizam de técnicas como o uso de pessoas como “laranjas” em negócios irregulares, “caixa dois”, não declarar renda e assim por diante. Já em nossa vida pessoal, podemos identifica-la em diversas formas, não dar nota fiscal, tentar subornar o guarda para evitar multas, falsificar carteirinha de estudante, dar/aceitar troco errado, e até mesmo furar fila são formas de corrupção.

Aceitar pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções, por exemplo, um menino que hoje não vê problema em colar na prova vai ser mais propenso a subornar um guarda no futuro sem achar que isso é corrupção.

Como tópico final, vemos o papel da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que segue os princípios cristãos, é passar para seus alunos valores como: honestidade, integridade, verdade, justiça e amor ao próximo, isso nos faz pensar e reavaliar nossas decisões, para assim colaborar com a diminuição da corrupção em diversos/todos os meios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com