TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: "EARTH DAYS"

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 4

Beatriz Maciel Alves - 6º Período - Noturno

Resumo: “Dia da Terra – Earth Days

O documentário “Earth Days” foi elaborado em 2009, dividido em 12 capítulos inicia com belas falas de ex-presidentes dos EUA, desde 1963, iniciando com JFK até George Bush... 50 anos de discursos de boas intenções com o meio ambiente, mas poucas ações práticas para a resolução dos graves problemas socioambientais; Em seguida, apresenta nove perfis de pessoas que contribuíram para a criação deste movimento ético, político e socioambiental: o biólogo, o conservacionista, o organizador, a radical, o previsor do tempo, o astronauta, o político, a motivadora, o futurista, reunidos em uma produção audiovisual de Robert Stone, com diversas imagens de época.

 
Chega a ser irônico ver e ouvir políticos conservadores aderindo ao movimento ambientalista, mais por questões superficiais de sobrevivência política do que consciência socioambiental. É assustador perceber que as previsões de pesquisadores nos anos 1970, muitas delas alarmantes, já estão acontecendo (superpopulação, aquecimento global, efeito estufa, contaminação, poluição, descaso com o meio ambiente, consumismo etc.), e assistir ao processo para desacreditar o movimento, feito por seus detratores, dentre eles o ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan, que de certa forma mudou a face do mundo, a partir de sua gestão e modelo de desenvolvimento. ·.

Curioso saber que durante a crise energética (petróleo) na década de 1970, tendo o movimento ambientalista Dia da Terra como referência, podendo a partir dele mudar a matriz política e social do planeta - liderados pelos EUA -, com a eleição do conservador e ex-ator Ronald Reagan (1981), a Terra teve adiada a possibilidade de tomar um rumo adequado à questão ambiental, retrocedendo no tempo... Continuamos na Guerra Fria, insistindo com os combustíveis fósseis e contra as energias renováveis, da exploração dos recursos naturais sem pensar nas gerações futuras, vale lembrar que desde o dia 01 de agosto de 2018 iniciamos o uso de recursos naturais das futuras gerações. O próprio discurso de Reagan - dura crítica ao seu antecessor, o moderado Jimmy Carter - é emblemático, bem como o fato de uma de suas primeiras ações na Casa Branca foi ter mandado retirar os painéis de captação de energia solar do telhado da residência presidencial, instalados pela gestão anterior.

Porém é interessante falar sobre alguns destaques, a parte mais interessante do documentário, pelo menos para mim, foi a discussão giratória em torno do aumento contínuo da população humana. Nos últimos quarenta anos, a população do planeta se duplicou e depois triplicou, continuando a crescer diariamente. Esse aumento constante da população traz consigo um aumento na demanda por alimentos e um aumento na demanda por bens e produtos materiais. O problema com isto é claro, é que existem apenas muitos recursos naturais para se locomover. Há apenas tanta comida que pode ser cultivada, tantas árvores que podem ser colhidas e tanto petróleo que pode ser perfurado. Então você vê, para muitos dos personagens apresentados em “Earth Days”, a capacidade de interromper a queda do ambiente é tão simples quanto reduzir o número de filhos que cada casal dá à luz na vida. Uma mulher apresentada no filme chega ao ponto de usar seu discurso de formatura na faculdade como uma oportunidade para dizer que, em um esforço para fazer uma mudança positiva no mundo, ela nunca teve um filho. Quarenta anos mais tarde, ela manteve esse compromisso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com