TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Renascimento Cultural

Por:   •  18/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

No final do século XV, as nações europeias estavam no auge do Renascimento Cultural e iniciando um período de descobertas marítimas. Foi em 1492 que Cristóvão Colombo chegou à América, representando o reino da Espanha, e em 1500 Pedro Alvares Cabral, representando o Império de Portugal, chegou ao Brasil. Esse foi o início de uma longa jornada de descobertas, conquistas, exploração e destruição das civilizações que habitavam esse "Novo Mundo", até então desconhecido pelos europeus. No entanto, as   construções e as civilizações americanas apresentavam uma evolução bem diferenciada.

Essas civilizações americanas, como a dos Maias, Astecas e Incas, eram extremamente desenvolvidas em diversas áreas, como a arquitetura, engenharia, matemática, astronomia, agricultura e artesanato. Elas construíram grandes cidades, templos, observatórios astronômicos e sistemas de irrigação para a agricultura. Sua arte e artesanato eram muito elaborados, com peças em cerâmica, pedra e ouro.[pic 1]

Arquitetura Pré-Colombianas: Maias, Astecas e Inca

A arquitetura pré-colombiana é uma expressão cultural e histórica valiosa das civilizações. Essas civilizações construíram estruturas impressionantes, e tinham propósitos variados, incluindo religiosos, políticos e sociais.

Civilização Maia

No sul mexicano, na Península de Yucatan, a civilização Maia se desenvolveu, com projeções de grandes edificações entre pirâmides e palácios.

Monte Albán: É um sítio arqueológico de grande importância, localizado a cerca de dez quilômetros de Oaxaca de Juárez, no estado de Oaxaca, México. Trata-se de uma das mais antigas cidades pré-hispânicas. e foi construída sobre uma colina cujo topo foi aplanado pelos seus construtores, elevando-se 400 metros relativamente aos três vales de Oaxaca

[pic 2]Monte Albán, era conhecida pelos zapotecas como Danipaguache, que significa montanha sagrada da vida.[pic 3][pic 4]

Plataforma Norte. Monte Albán

Palenque: é um importante sítio arqueológico maia no estado de Chiapas, no México e é muito conhecido pelos seus exemplos impressionantes de arquitetura, escultura e baixos-relevos maias. As ruínas abrangem uma área de mais de 15 km e incluem cerca de 500 edifícios. A riqueza histórica e arqueológica de Palenque é de grande importância para a compreensão da antiga civilização maia e continua a atrair visitantes de todo o mundo.

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]Chichén É um sítio arqueológico localizado no estado de Yucatán, México, que foi construído pela civilização maia no final do período clássico.. As ruínas de Chichén Itzá apresentam vários estilos arquitetônicos, que são reminiscentes dos estilos vistos no México central.

A cidade pode ter tido a população mais diversa do mundo maia, o que pode ter contribuído para a variedade de estilos arquitetônicos encontrados no local.

[pic 11][pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (707.9 Kb)   docx (810.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com