TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo o Estilo de Vida Norte Americano no Caminho Errado

Por:   •  8/3/2020  •  Resenha  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 1: O ambiente construido: nossa situação atual.

O estilo de vida norte americano no caminho errado

“encontramos o inimigo:somos nos.” Pogo, de walt kelly

O povo norte ameriano se orgulha do poder das escolhas e diz que no fim cada um fazendo suas escolhas vai resultar em uma sociedade ideial, porem eles estao no caminho errado. Essas escolha levou a uma seria deterioração da saude publica com o sedentarismo resultando na obesidade. Segundo estudos do instituto nacional de saude se continuarem nesse caminho a expectativa de vida ira ser reduzida em 5 anos. Tudo isso é culpa dos costumes deles, por exemplo, edificaçoes sem elevadores eram comuns durante o sec XIX, o uso de escada vem sendo desestimulado pela obrigatoriedade de escadas de emergencias enclausuradas.  As pessoas andavam a pe e raramente se distanciavam de casa, nao precisavam de meios mecanicos para atravessar a cidade para ir ao mercado. Hoje caminhamos em media somente 4 min por dia. Alem do sedentarismo tambem escolhem cada vez mais se limitarem a ambientes fechados. Um bebe nascido nos EUA, passa 87% da sua vida em ambientes fechados e outros 4% em meios de transporte de massa fechados. O motivo nos tornamos especialistas em ambientes fechados  cada vez mais com maiores niveis de conforto.

“descobrimos que um homem branco padrao, vivendo em uma comunidade compacta com lojas e serviços proximos pode pesar cinco ou seis quilos a menos que seu correlato em um loteamento de uso apens residencial de baixa densidade.” Lawrence frank.

Nao é de se surpreender que quando mais tempo ficamos em um ambiente fechado mais espaço interno exigimos, logo as casas estao ficando cada vez maiores. Muitos dos novos empreendimentos sao feitos para desestimular a vida ao ar livre. E sao projetadas para terem ar condicionado em lugar de janelas abertas.

A falta de contato humano com a natureza nos cegou diante dos terriveis danos causados ao planeta. a sociedade de consumo moderna explora os recursos naturais de uma forma que a terra nao é capaz de se sustentar. A ideia de pegada ecologica nos da um noção da capacidade dos sistemas naturais de suportar as demandas do estilo de vida contemporaneo.

“a comida americana pinga combustivel fossil” michael pollan autor de the omnivore’s dilemma.

Em um dos expectros do estilo de vida sustentavel estao as familias de manhattan, que vivem em apartamento compactos, nao tem espaço excessivo para acumular bens de consumo, caminham ou utilizam o transporte publico e nao possuem um gramado para regar ou fertilizar.

A infraestrutura é composta de equipamentos e serviços publicos que sao necessarios para sustentar a vida em uma comunidade: equipamentos como vias, tubulações e fiações, e serviços como educação, policia e proteção contra incendio. O custo da construçao e manutençao da infraestrutura é dividido entre o numero de pessoas que a utilizam, apresentado como custo per capita.

Estimasse que cada pessoa em uma familia tenha de 1 a 2 carros, alem disso cada carro tem 4 vagas em estacionamentos que nao sao cobradas, tem uma distacia enorme criando rodovias gigantes que nao possuem pedagio, isso tudo incentiva o uso do carro e aumenta o custo da manutençao das infraestruturas.

Com isso fica claro, que as nossas escolhas alteram nosso ambiente construido. Estamos pagando um preço alto em saude individual, noçoes geral de bem estar e felicidade. O pior de tudo talvez seja que estamos colocando o nosso clima global em risco e nao entendemos bem as causas.

        Reformas pioneiras: preparando o terreno para o urbanismo sustentavel.

“Os estados unidos estao prontos para virar a página. Estao prontos para um novo conjunto de desafios.” Barack Obama, senador de illinois.

O urbanismo sustentavel gera uma oportunidade de redesenhar o ambiente construido de uma maneira que gere maior qualidade de vida e promova um estilo de vida saudavel e sustentavel.

O urbanismo sustentavel deriva de tres movimentos de reforma no final do sec XX que ressalta os beneficios da integração dos sistemas humanos e naturais. Os movimentos do crescimento urbano inteligente, do novo urbanismo e das construçoes sustentaveis fornecem as bases filosoficas e praticas para o urbanismo sustentavel.

“uma edificação sustentavel certificada, por exemplo, nao é positiva para o meio ambiente quando se encontra cercada por um imenso estacionamento pavimentado; um bairro onde se pode caminhar é dificil de ser sustentado se suas casas sao construidas com desperdicios de materiais e gasto de energia.”

O urbanismo sustentavel tenta unir esses tres movimentos e entrelaçalos em uma filosofia de desenho urbano que permita e crie ambientes humanos realmente sustentaveis.

- crescimento urbano inteligente: a consciencia ambiental do urbanismo sustentavel.

Urbanização dispersa inteligente quando se tem uma ma urbanização em uma area bem localizada.

O movimento do crescimento urbano inteligente adotou uma pauta mais ampla em 1996 com a criação de 10 primcipios de crescimento urbano inteligente, criada pela entao diretora na agencia de proteçao ambiental dos estados unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com