TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E URBANISMO – SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.857 Palavras (28 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 28

  UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA TORRES

RELATÓRIO FINAL

ACADÊMICO: JONAS LEFFA SCHWANCK

PROFESSORA: BIANCA BREYER CARDOSO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

2016/1

SUMÁRIO

1.

 INTRODUÇÃO        3

2. SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E URBANISMO – SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS        5

3. SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ – SETOR DIRETORIA DE PROJETOS        13

4. RECIVIDA        19

5. CONCLUSÃO        27

O presente relatório teve como objetivo central apresentar as atividades desenvolvidas durante o semestre de 2016/01 na cadeira de Estágio Supervisionado em Arquitetura e Urbanismo pelo aluno Jonas Leffa Schwanck, acadêmico da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) campus de Torres-RS, CGU nº105997510.

Foi observada a evolução do aluno, que, através desta experiência compreendeu melhor a prática profissional e pôde aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica e ainda aprimorá-los através do convívio com profissionais atuantes da área. Além disso o relatório possibilitou que o estudante fizesse uma análise crítica acerca do seu ambiente de trabalho, suas habilidades, competências e situações vivenciadas.

O estágio é não remunerado e constituído de 6 horas diárias de trabalho, ou seja, 30 horas semanais, totalizando então 204 horas de estágio durante o semestre. O local escolhido para a prática do estágio supervisionado foi a Prefeitura Municipal de Torres, inscrito no CNPJ sob o nº 87.876.801/0001-01, com sede na Rua José Antônio Picoral, número 79, bairro centro, fone (51)3626-9150. A Prefeitura tem como sua representante legal a Senhora Nílvia Pinto Pereira, excelentíssima prefeita municipal, no CPF sob o número 489.033.530-72. Profissional que vai ser minha supervisora a engenheira civil Rosana Mengue Hahn, Crea-SC sob o número 125378.

Atualmente, a principal atividade na diretoria de projetos é realizar projeto arquitetônico, (casas populares, reforma do posto de saúde, revitalização de praças, recivida) complementares (hidro sanitário, elétrica), assim como o acompanhamento de sua execução, desde a etapa de estudo, onde é feita a análise do terreno até a entrega da obra.

Ao ver o histórico da diretoria de projetos, foram realizados diferentes tipos de projetos, como, projetos paisagísticos, escolas, quadras esportivas, participação na elaboração de plano diretor, reformas, Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), etc.

No setor da diretoria de projetos trabalham as arquitetas Karina Carnevalli e Vanessa Cravo, engenheiros Douglas Felix e Rosana Hahn, estagiários Jonas Schwanck e Matheus Manhabosco e a parte de produção de projetos fica a cargo apenas das arquitetas e engenheiros. O trabalho do estagiário iniciou na parte da tarde, à 13:00 e terminou às 19:00.

O Estagiário teve participação ativa na realização de plantas baixas, cortes e fachadas, com a ajuda de software específico para desenvolvimento de desenho 2D, organizando o layout de pranchas arquitetônicas, com software de diagramação, elaborando modelos tridimensionais, através de software especializado em modelos 3D, além de participar do acompanhamento das diversas obras. Além disso, o estagiário auxiliou na organização de arquivos em geral, como planilhas, relatórios, atas, orçamentos, etc.

 No relatório da disciplina de estágio supervisionado foram feitas três análises: aprovação de projetos, diretoria de projetos e recivida. Desta forma, no relatório de estágio  uma descrição detalhada de cada de cada obra, mostrando seu desenvolvimento, desde  etapa inicial, onde há levantamento de dados, estudo da topografia do terreno, análise do local e da incidência solar e posição dos ventos, relação com o entorno, elaboração de partido arquitetônico, adequação ao programa de necessidades, observância à legislação vigente no município e ao plano diretor, até a etapa de lançamento do projeto arquitetônico, projeto estrutural e projetos complementares, com maiores detalhes e especificações, como os tipos de revestimentos e materiais a serem usados.

Existe compatibilidade entre os objetivos a serem perseguidos pelo estagiário e os objetivos que constam no plano de ensino da disciplina de Estágio Supervisionado em Arquitetura e Urbanismo, visto que a realização de estágio proporcionará, dentre outras coisas, uma introdução à vida profissional, questionando, se integrando, aprendendo, conhecendo coisas novas e aprimorando os conhecimentos já adquiridos.

Ao longo da vida acadêmica até o presente momento, pude aprender a teoria que fundamenta o ensino de arquitetura e urbanismo, bem como o papel a ser desempenhado pelo arquiteto; através da realização de estágio adquiri conhecimento e experiência na parte prática, enfrentando novos desafios. Quero buscar, aprender e vivenciar o máximo de atividades que possam me proporcionar esta experiência, pois o estágio será de suma importância no meu desenvolvimento como futuro arquiteto e urbanista.


2. SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E URBANISMO – SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS

Nome: Diretoria de Desenvolvimento Urbano

Resumo do tema e programa: Análise e aprovação de projetos particulares de Torres

Responsável pela aprovação de projetos: Arq. Aline Guedes

De acordo com o site da prefeitura de Torres, “a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) é o órgão encarregado de elaborar os planos de trabalho e implementar as políticas voltadas para a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental, observadas as normas de legislação federal, estadual e municipal em vigor, e gerir o licenciamento ambiental no município”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (322.7 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com