TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Ambiental no Setor Gráfico

Por:   •  4/12/2015  •  Artigo  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

MARKETING AMBIENTAL X GREEN WASHING NO SETOR GRÁFICO

Ananda Moura Carvalho

Graduanda em Engenharia Química no Instituto Federal da Bahia. Pesquisadora de Iniciação Cientifica pelo departamento de Farmácia da UFBA.

Daniel Campos Paixão

Graduando em Engenharia Química no Instituto Federal da Bahia. Técnico em Mecânica Industrial pelo IFBA.

Felipe Yamashita

Graduando em Engenharia Química no Instituto Federal da Bahia. Técnico em Operações de Processos Industriais Químicos pelo IFBA.

Ingrid Vilas

Graduanda em Engenharia Química no Instituto Federal da Bahia. Pesquisadora de Iniciação Científica pela FAPESB no IFBA – Simões Filho.

Endereço(1): Rua Emídio dos Santos, nº42, Barbalho, Salvador, Bahia - CEP: 40301-015 - Brasil - e-mail: nanda.452@gmail.com

RESUMO:

Neste trabalho abordamos a importância das organizações em tomarem medidas ecológicas, enfocando as necessidades dos consumidores ambientalmente conscientes resultando na criação de uma sociedade sustentável. O desenvolvimento e uso desta ferramenta possibilitam melhores resultados nas relações internas e externas, melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios. O artigo busca evidenciar os fundamentos de marketing ambiental ou verde e a importância da utilização desta ferramenta que tem se tornado cada vez mais significante e refletindo também, numa mudança global de consciência. Pode-se dizer que é uma ferramenta que deverá ser uma necessidade futuramente das organizações, para se tornarem mais competitivas no mercado trabalhando de forma ecologicamente correta, devido à demanda por parte dos consumidores.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing ambiental, Green washing, setor gráfico.

INTRODUÇÃO:

As questões referentes ao desenvolvimento sustentável se deram a partir das últimas décadas, onde surgiu a grande preocupação em satisfazer as necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, visando garantir a qualidade de vida sem esgotar os recursos naturais. Esse conceito de sustentabilidade representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, levando em conta o respeito ao meio ambiente. Agir de forma sustentável gera preocupação no sucesso de ações que visam preservar os recursos para o futuro. A necessidade de se ter uma gestão ambiental ganha força e se torna importante instrumento gerencial para a criação de condições competitivas dentro do mercado. A exigência por parte dos consumidores em interagir com organizações éticas e que atuem de maneira ecologicamente corretas e a maioria dos clientes está disposta a pagar mais por produtos e/ou serviços ecologicamente corretos e atender a esse grupo verde eleva o seu valor institucional. A influência ecológica cresce e os efeitos econômicos aumentam consideravelmente. Os consumidores enfatizam suas preferências por empresas sustentáveis e as organizações que trabalharem bem a sua gestão ambiental. Em consequência da gestão ambiental, surge a necessidade das empresas em se comunicar com os seus respectivos consumidores. Esse papel é desempenhado pelo marketing ambiental, que projeta a imagem da organização perante a sociedade, através da produção e distribuição de seus produtos de maneira sustentável. Levando ainda em consideração o marketing ambiental e sua importância no desenvolvimento de produtos, é de suma importância citar o greenwashing, que é utilizado em algumas circunstâncias e tem por objetivo, dar um banho verde no produto, para que o mesmo tenha a aparência enganosa de sustentável.

TEXTO:

Definição de Marketing ambiental:

Marketing ambiental, ou Marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente, uma empresa que faz sua parte perante a sociedade, é uma empresa ecologicamente consciente. A estratégia de marketing ambiental entende que uma pessoa que tenha o mínimo de consciência ecológica, daria preferência aos produtos citados. Um serviço ou produto pode demonstrar ser ambientalmente responsável pela forma como é produzido, como é vendido ou embalado. Ao adotar o marketing verde, a organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular (onde já exista) e despertar (onde ainda não exista) o desejo do mercado por esta categoria de produtos. Ser “verde” ou ambientalmente correto não se limita, por exemplo, a inventar novas embalagens recicláveis, mas sim a administrar uma cadeia de fatos que envolvem várias etapas, desde a fabricação, relação com fornecedores, clientes, empregados, mídia e comunidade. Implantar sistemas de gerenciamento ambiental e investir em projetos ambientais fazem parte e são a base inicial do desenvolvimento e implantação de uma completa estratégia de marketing ambiental, que tem início na definição da política de gestão e culmina com a divulgação para o mercado de uma empresa verde. É preciso criar uma nova cultura empresarial.

Definição Greenwashing:

A tradução do termo greenwashing para português pode ser algo como “lavagem verde” ou "pintando de verde". A definição de greenwashing é relativamente simples. Ele pode ser praticado por empresas e indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos. Consiste na estratégia de promover discursos, anúncios, ações, documentos, propagandas e campanhas publicitárias sobre ser ambientalmente/ecologicamente correto, green, sustentável, verde, eco-friendly etc. com a intenção primordial de relacionar a imagem de quem divulga essas informações à defesa do ambiente, mas, na verdade, medidas reais que colaborem com a minimização ou solução dos problemas ambientais não são realmente adotadas e, muitas vezes, as ações tomadas geram impactos negativos ao meio ambiente. O greenwashing é como uma propaganda enganosa - uma imagem é passada, porém, a realidade é outra. Ao optar por fazer greenwashing, uma empresa pode conseguir enganar e atrair novos consumidores ou pode sofrer com os danos à sua imagem pela divulgação da verdade e perder consumidores. Mas o que ocorre é que muitas vezes os consumidores acreditam nas informações passadas sem pensar em questionar como são cumpridas tais ações. Por isso, com atitudes simples, é possível se prevenir contra as estratégias e apelos do greenwashing. Conheça as certificações ambientais mais utilizadas no Brasil, como a FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL e Ecocert. Além da certificação ISO 14021. A presença destas certificações garante a veracidade das informações. É importante, se possível, verificar no site da certificadora se o nome da empresa consta no cadastro, porque existem produtos que fazem uso dos selos ilegalmente. Existem, também, algumas imagens que enganam o consumidor por serem parecidas com um selo certificador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (305 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com