TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Artigo: APLICAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Conhecer a lei 9795/99 da Política Nacional Ambiental é mais do que tudo é valorizar esse nosso patrimônio nacional onde esta inserida o nosso bem estar.

Este trabalho tem como objetivo analisar um projeto de uma instituição e como esta instituição está engajado na política nacional ambiental.

APLICAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Vou ressaltar um pouco falando da lei que rege a política nacional ambiental do nosso país.

A Lei Nº 9795 de 27 de Abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental, constitui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

Art. 1º Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o individuo e as coletividades constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competência voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Art. 4º São princípios básicos da Educação Ambiental:

• Enfoque humanístico, holístico, democrático e participativo;

• Concepção de Meio Ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;

• O pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;

• A vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;

• A garantia de continuidade e permanência do processo educativo;

• A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;

• O reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

No dia 07 de maio de 2012 fiz uma pesquisa bibliografia das escolas do meu município escolhe a instituição a Escola Municipal Rio das Contas, zona rural de Manoel Vitorino – BA, para realização deste meu projeto por ser uma instituição preocupada com a sustentabilidade do meio ambiente.

A Escola Municipal Rio das Contas – EMRC - está situada no Povoado de Pombas na zona rural de Manoel Vitorino, na microrregião do Médio Rio de Contas, semiárido da Bahia. Em 2011 contou com 156 alunos distribuídos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), este em parceria com o governo estadual, e a Educação de Jovens e Adultos cuja demanda de alunos matriculados tem aumentado a cada ano. O número total de alunos da EMRC aumentou significativamente em 2012 com ampliação do ensino para o segundo segmento da educação básica, somando-se atualmente 253 alunos. A Escola possui uma equipe gestora atuante e participativa, conta com uma diretora, uma vice-diretora, uma secretária, uma coordenadora pedagógica e um Conselho Escolar efetivo, comprometido com as ações pedagógicas e administrativas da Escola, as quais acompanham, fiscaliza e delibera. O corpo docente contém 12 professores e uma estagiária para o reforço escolar. Este oferecido a duas turmas de 10 alunos cada uma, sendo uma turma para alunos do fundamental I, outra turma para alunos do fundamental II que estão com dificuldade no aprendizado, apresentam notas de unidade abaixo da média, repetência e distorção idade-série.

No que se refere à filosofia educacional, contemplamos a gestão democrática e a educação contextualizada. A metodologia pedagógica se aporta na Pedagogia de Projetos Intercontextuais, promovendo ações educativas que auxiliam a escola na consecução da aprendizagem efetiva dos alunos. Essa metodologia possibilita o trabalho interdisciplinar e intercontextual, o que permite a apropriação e confronto de conceitos locais e globais, ampliando assim a visão de mundo do educando. Desde o ano de 2007 a Escola tem como parceiro o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – IDAN. ONG que atua efetivamente na região objetivando o fortalecimento do homem do campo e suas atividades socioeconômicas, ampliando assim as potencialidades do povo do campo. Na escola Municipal Rio das Contas, a equipe escolar recebe orientações diretas da equipe IDAN através do acompanhamento diário das ações pedagógicas desenvolvidas, além de promover capacitações anuais para o corpo docente, oficinas para mães, reforço escolar, entre outras atividades. As comunidades locais atendidas pela EMRC (a saber: Pombas, Barra do Peixe, Ribeirão do Peixe, Jequiezinho, Anta Gorda, Lagoa da Pedra, Izidório, Salinas, Lagoa do Arroz, Jatobá etc. ) têm como atividades econômicas a agricultura, a caprino e ovinocultura, a pesca, a extração do umbu e o manejo sustentável da algaroba , entre outras. As manifestações culturais e festejos da região se caracterizam na apresentação anual de Ternos de Reis, Festa do Quiabo, equiprovas, festas religiosas, campeonatos esportivos. Tais comunidades apresentam satisfatória participação nas decisões da Escola por meio do Conselho Escolar, Reuniões de Pais e de visitas regulares destes à EMRC para acompanhamento da aprendizagem do (s) filho (s), visitas essas registradas sistematicamente pela Escola.

A participação da família na Escola foi fundamental para elaboração do Projeto Político Pedagógico em 2008 e do Regimento Escolar Interno. Ambos em processo de revisão pela comunidade escolar tendo em vista o próximo quadriênio. Assim, a EMRC, propõe em seu currículo uma educação contextualizada que valorize a cultura local e a vida no semiárido, de modo que os alunos produzam conhecimentos para modificá-lo a fim de melhorar a qualidade de vida do homem do campo. É através de atividades pedagógicas consistentes que os educandos interagem na vida e aprendem a cuidar do campo em sua completude, para sobreviver, para viver e para cuidar.

No dia 14 de maio de 2012 apresentei a instituição que estava fazendo uma pesquisa de campo para um trabalho da faculdade , mim apresentei falei o meu nome e o nome da faculdade que estava prestando , falei com a direção da escola sobre o meu projeto de levantamento de dados, sobre um projeto que a instituição estava elaborando na sua escola “ Com a mão na terra “a direção começou a falar deste projeto.

A diretora com sua boa vontade começou a relata sobre esse projeto que está levando as crianças e adolescentes ficarem conscientes do seu papel com o meio ambiente. Ela relatou também sobre o projeto diz:

Que no ano de 2011, na turma da 4º e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com