TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saber Ver arquitetura capitulo

Por:   •  6/9/2017  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  5.336 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre “Saber ver a arquitetura”

De Bruno Zevi

O espaço é a essência da arquitetura

Foi observado nos dois primeiros capítulos do livro Saber ver a arquitetura, que o autor Bruno Zevi, retrata sua aversão ao descaso do público em relação à arquitetura e a falta de percepção do espaço.

Em comparação a pinturas, esculturas e literatura, a mesma continua a ser omitida pela mídia e pouco reconhecida pela sociedade. Na ausência de uma divulgação adequada para a boa arquitetura, acaba enfatizando ainda mais a responsabilidade do profissional de arquitetura na propagação da história, das idéias e conceitos da mesma. Está claro que muitos profissionais do ramo são incapazes de transmitir o amor pela arquitetura, o que dificulta ainda mais o interesse do público por este assunto e acaba tornando-os apenas trabalhadores onde na realidade deveriam ser vistos como artistas.

Desde os tempos antigos a arquitetura não é vista com clareza; sendo perceptíveis seus elementos tridimensionais que constituem o espaço, mas não como um todo. Seu mais notório fundamento é o fato de envolver o homem em seu espaço interior, podendo adentrar e locomover-ser por ele, sendo assim é uma arte diferente das demais.

O espaço é a essência da arquitetura, saber vê-lo é crucial, com a descoberta da perspectiva tornou-se possível uma melhor compreensão dos ambientes internos e das vistas externas da arquitetura, sendo o espaço interno o protagonista do fato arquitetônico. Entretanto foi descoberto que alem das três dimensões da perspectiva, havia uma quarta dimensão que proporcionou a chamada Revolução Cubista. Esta dimensão baseava-se no deslocamento do ângulo visual, ou seja, no tempo. Tal descoberta possibilitou uma melhor compreensão do ponto de vista do homem para com o espaço arquitetônico.

É importante deixar claro que tudo o que não tem espaço interior não é arquitetura. Ou seja, a bela arquitetura será aquela cujo interior seja atraente e consiga suprir as funções desejadas, uma verdadeira jóia arquitetônica; no entanto alguns arquitetos não compreendem com perfeição o espaço e acabam enfatizando  mais em uma das parte do espaço (externo e interno) e desconsiderando a outra parte.

Arquitetura é pouco reconhecida, mas é a forma de arte mais bela, aquela que pode ser vivida!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com