TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo primeiro capitulo do livro os fundamentos da arquitetura

Por:   •  27/9/2023  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos da Arquitetura - Resumo Capítulo 1

A primeira etapa de um projeto arquitetônico é conhecer o local onde a obra será implantada. Isso porque, o terreno tanto condiciona o projeto como oferece oportunidades incríveis, fazendo da arquitetura algo específico é único. Logo, cada contexto específico deve ser estudado, analisado e considerado a fim de projetar algo adequado para tal.

Primeiramente, deve-se mapear a área estudada, incluindo tanto os aspectos físicos mas também outros de fatores de natureza qualitativa, que por sua vez revelam as experiências e interpretações pessoais do lugar. Para tanto, existem diferentes jeitos e estratégias utilizadas para conhecer o sítio, caracterizando por exemplo sua topografia, localização e definição histórica.

Além disso, a primeira impressão que se tem de um lugar é essencial. Portanto, é importante que ela seja registrada de forma honesta e imediata. Assim, a área pode ser desenhada no modelo de um mapa visual (técnica e chamada por Gordon Cullen de “visão serial), com alguns pontos em destaque para indicar uma vista diferente do sitio. E também cada ponto pode ser retratado através de um esboço de pequenos croquis que, por sua vez, oferecem impressões pessoais do sitio.

Outra forma de representar o contexto se dá através do estudo de figura e fundo. Um tipo de mapeamento em que as edificações são registrá-las como blocos maciços, ressaltando portanto o espaço vazio existente entre elas. Dessa maneira, provoca-se o exercício de enxergar a cidade como um espaço de cheios e vazios.

Ademais, pôde-se conhecer um sitio através de seu passado. O mapeamento histórico de uma área permite o entendimento da vida e da memória de um lugar, reunindo assim, todas as transformações significativas que se deram ao longo da vida do lugar. Essas imagens, posteriormente podem ser sobrepostas, sendo cada uma acerca de um momento da história. Logo, esse topo de estudo e importante pois pode fornecer inspiração para uma ideia de um projeto contemporâneo futuro que ainda esteja ligado com seu histórico.

Não obstante, deve-se também levantar os dados topográficos do sitio, usados para entender a largura e profundidade do terreno importantes para sugerir maneiras de desenvolver um conceito de projeto.

Os terrenos possuem características únicas e específicas em termos de localização, o que cria circunstâncias dinâmicas e mutantes para tudo que e posicionado neles.

Dessa forma, a implantação da edificação faz parte a dinâmica de compreensão do terreno uma vez que o posicionamento de um prédio pode fatores e aspectos relativos ao projeto. Por exemplo, a posição da edificação em relação ao sol determina muitos aspectos do planejamento uma vez que, para alem da interferência na claridade e temperatura, a iluminação natural de espaços internos confere vida, uma dimensão móvel e uma conexão com a passagem do tempo e o exterior. Logo, entender como a luz solar que entra em uma edificação muda ao longo do dia ou das estações e uma dado importante para o projeto.

O clima também é um fator fundamental na caracterização de um sitio de forma que as variações climáticas influenciam diversos fatores associados a arquitetura, afetando sua forma e aparência pois as edificações devem servir como moderadoras do clima externo. Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com