TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capitulo 2 – O espaço, protagonista da arquitetura

Por:   •  25/2/2016  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  3.861 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Capitulo 2 – O espaço, protagonista da arquitetura.

Saber ver o espaço é o inicio do entendimento dos edifícios e o elemento principal da crítica arquitetônica. Para iniciar o estudo da arquitetura temos que compreender a beleza de uma planta, ou seja, a largura, o comprimento, a espessura, isto é, os detalhes de um projeto que definem, por exemplo, o edifício podendo ser arquitetonicamente falando, pobre ou rico.

Por sua vez, para entender a arquitetura é preciso saber o que não é arquitetura, nesse sentido, o destaque vai para sua caracterização, ou seja, oque não pode ser dito como um projeto arquitetônico. Logicamente, todo e qualquer local que não tenha um espaço interno não é arquitetura. Logo, a definição mais correta que se pode dar atualmente da arquitetura é quando se tem um espaço, vazio, consecutivamente nos atraindo.

Contudo, é necessário conhecer as três principais dimensões, que por meio da descoberta da perspectiva, da representação gráfica das dimensões, os artistas do século XV podiam acreditar que possuíam finalmente os métodos para representar essas dimensões; a altura, profundidade e largura.

No entanto, uma dimensão comum a todas as artes não permanece como característica de nenhuma. Implicando que na arquitetura possa haver mais dimensões, como a quarta, o tempo, que acontece quando o homem se move na construção e o estuda de diferentes pontos de vista, tornando infinito o numero de dimensões.

Segundo isto existe dois equívocos:

O primeiro sendo que a experiência espacial arquitetônica só é possível no interior de um edifício, no qual o espaço urbanístico praticamente não existe, ou não demonstra valor.

E quando o edifício leva o raciocínio aos seus limites ao extremo e ao absurdo, ou seja,a interpretação espacial de uma obra não é mais o suficiente.

Ernesto Gonze        2016/1

Professora: Renata Goretti Piedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com