TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sala São Paulo

Por:   •  23/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

SALA SÃO PAULO

Devido a uma somatória de fatores acústico-arquitetônicos, a Sala São Paulo é considerada como uma das melhores salas de concerto do mundo. Sua acústica impecável tem essa designação por permitir que seja ajustada conforme o repertório a ser apresentado.

Foi moldada de acordo com estilo Shoebox (ou caixa de sapato), avaliada por especialistas como o melhor estilo de construção para salas de concerto.

SOLUÇÃO ACÚSTICA: TETO AJUSTÁVEL

Alguns números interessantes sobre o teto ajustável da sala São Paulo: ele pode chegar a uma altura máxima de 24 metros acima do piso, ele é dividido em 15 painéis individuais, cada painel pesa 7.500 Kg, cada painel é sustentado por 20 cabos de aço. Cada painel pode ser ajustado de forma individual e dependendo do ajuste até o volume da sala se altera podendo ficar entre 12 mil m³ e 28mil m³, fato que garante a qualidade e fidelidade de qualquer conceito acústico.

Assim, o forro móvel consegue obter a regulagem ‘forro alto = alto tempo de reverberação’, ‘forro baixo = baixo tempo de reverberação’, e além disso outras experimentações com relação a clareza.

Os painéis podem ser ajustados independentemente ou em conjunto, através do uso de computadores, travas e sensores automáticos. Junto com o limite máximo da flexibilidade, 26 banners de veludo podem travar a 8 metros de altura, de acordo com as vibrações necessárias.

O PROJETO ACÚSTICO

O forro móvel é importante, mas não é tudo. Fazem parte do projeto acústico: a geometria da sala, a disposição dos balcões, o desenho das frentes dos balcões, o posicionamento do palco, a inexistência de carpetes ou cortinas, a espessura da madeira do palco, o desenho das poltronas, as paredes pesadas. Outra característica que pode ser pontuada são as telhas termo-acústicas que foram usadas, ao invés de cobre, e de policarbonato em vez de vidro.

Além disso, as irregularidades arquiteturais da sala, como os capitéis de colunas, as figuras moldadas, os recortes de paredes, os painéis do forro móvel com bordas salientes, são também importantes elementos de difusão.

BIBLIOGRAFIA

http://www.salasaopaulo.art.br/home.aspx

http://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/sala-sao-paulo/

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/222-sala-sao-paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com