TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seduzidos Pela Memoria

Por:   •  25/10/2021  •  Seminário  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Carta de Burra de 1980 ´´a Carta foi adotada pelo ICOMOS da Austrália em 19 de abril de 1979, ela indica linhas de orientação para a conservação e para a gestão dos sítios com significado cultural (sítios patrimônio cultural) e está baseada nos conhecimentos e na experiência dos membros do ICOMOS da Austrália. ``

A quem se aplica: a Carta consigna uma norma de prática para quem proporciona aconselhamento, toma decisões ou executa obras em sítios com significado cultural, incluindo os proprietários, os gestores e as custódias.

Uso da carta: principalmente para realizar estudos ou propostas relativas sobre um lugar em particular. A carta pode ser aplicada a todos os sítios com significado cultural, incluindo os sítios naturais, históricos e indígenas.

Conservação: significa todos os processos de prestação de cuidados a um sítio por forma a que ele retenha o seu significado cultural.

Manutenção: cuidados contínuos para a proteção da fábrica e de envolvente de um sítio, e deve ser distinguida da reparação. Manutenção é a inspeção regular e limpeza.

Preservação: manter-se a fábrica de um sítio no seu estado existente e retardar-se a sua deterioração.

Restauro: significa a reversão existente de um sítio a um estado anterior conhecido, pela remoção de acrescento ou pela remontagem de componentes existentes sem a introdução de materiais novos.

Reconstrução: reversão de um sítio a um estado anterior conhecido e distingue-se do restauro pela introdução de materiais novos.

Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS

Contexto político e econômico dos anos de 1980 – Comumente, os anos 80 são chamados de década perdida no que se refere ao desenvolvimento econômico. Vivido pelo Brasil e por outros países da América Latina, os anos 80 são o mesmo que crise na economia, inflação, crescimento baixo do Produto Interno Bruto (PIB) e aumento da desigualdade social.

No Brasil, dentro deste panorama conturbado da economia surgem diversas tentativas de reformas monetárias e ocorre a adoção de planos como o Plano Verão, Plano Bresser e Plano Cruzado. Porém, todas as tentativas terminam em fracassos.

Já no que se refere ao âmbito político, foi promulgada a Constituição de 1988, que tornou o fim da ditadura uma realidade.

Cartas patrimoniais, são instrumentos para a preservação destes sítios e a manutenção de um bem em uso permite que seu legado atravesse as camadas temporais, sua conservação implica em medidas de gestão e manutenção ao longo do tempo, designando a desaceleração de degradação do bem.

FONTES:

infoescola.com

arquiteturahistoriaepatrimonio.wordpress.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com