TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Conservação Ambinetal

Por:   •  22/10/2015  •  Seminário  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

FRITZ MULLER

Joan Frederich Theodor Muller, conhecido no Brasil como Fritz Muller, é um alemão que foi nascido na Alemanha, mas veio para o Brasil com 30anos e se estabeleceu na região de Blumenau – SC.

Foi muito importante no desenvolvimento da história natural do Brasil porque foi o primeiro cientista que efetivamente internacionalizou o conhecimento da Fauna e Flora Brasileira.

Ele foi designado naturalista viajante do Museu Nacional em 1876 e ficou durante muito tempo como correspondente do Museu Nacional de Blumenau.

Nesta época, teve oportunidade de realizar uma série de estudos sobre os animais marinhos, os crustáceos, e se encantou com a ideia da Teoria Evolutiva de Darwin, cuja tradução ele já havia recebido em 1861.

Ele decidiu colocar a prova a Teoria de Darwin, e em apenas 3 anos realizou uma série de estudos práticos experimentais, fisiologia, embriologia, oncogenia, morfologia, e esses estudos foram publicados por Muller em um livro com o nome de FUR DARWIN, livro este que ficou reconhecido como o primeiro livro no mundo com a comprovação factual com provas biológicas à Teoria de Darwin.

Esse livro chegou ao conhecimento de Darwin que se encantou com a obra e solicitou permissão para traduzir a obra para o inglês. Com isso a divulgação dessa obra foi mundial, todos queriam saber quem era Fritz Muller do Brasil.

Ele e Darwin foram amigos toda vida, porém, nunca se encontraram pessoalmente, somente se comunicavam através de cartas, sempre compartilhando resultados e experiências.

Ele foi o mais expressivo biólogo em nosso País no séc. XIX. Foram mais de 264 trabalhos científicos, além do livro.

Morreu como brasileiro, e reconhecido por Darwin como “Príncipe dos Observadores”!

Roberto Loefgren

Alberto Loefgren, cientista sueco radicado no Brasil desde 1886 quando foi contratado para dirigir as seções de meteorologia e botânica da Comissão Geológica e Geográfica. Encantado com a natureza tropical decide estudar e preservar a flora brasileira.

Fez coleta em praticamente todos os ecossistemas do Estado de São Paulo realizando inúmeras descobertas no campo da botânica e meteorologia. Seus estudos o levaram a acreditar que o desmatamento provocava mudanças climáticas e que o reflorestamento era a única solução.

Loefgren defendia que as cidades necessitavam de florestas, deste modo um serviço nacional de florestas garantiria que as florestas água e microclimas fossem preservados. Infelizmente mesmo contando com amizades influentes, Loefgren não foi ouvido, sendo que o código Florestal brasileiro será somente criado em 1934, junto com o código das Águas.

Atualmente o Brasil conta com 35 parques nacionais e unidades de conservação, entretanto a maioria foi criada de modo aleatório, sem os critérios defendidos por Loefgren para a preservação dos microclimas, o resultado são unidades que apresentam área insuficiente para preservação de suas biotas. Outro problema é a falta de fiscalização e de programas de educação ambiental para os visitantes e para a população lindeira.

TRIBUTO A BURLE MARX

Roberto Burle Marx, exerceu grande influencia na questao de preservação Ambiental, mesmo que muito os considerem mais envolvido com artes plasticas do que paisagismo, porém é considerado um percursos de Desenho Ambiental devido ao seu conhecimento cinetifico e artistico  com o ecossistema brasileiro.

Atraves de seus conhecimentos, pode-se dizer que Burle Mark Hunamizou a ecologia quando trabalhou sem buscar a imitação,  realizando a interação homem/natureza quando o principio moderno ainda era utilizado. O arquiteto-paisagista fez grande contruibuiçoes para a preservação ambiental no Brasil,  pois, foi um dos primeiros a introduzir especies nativas nos projetos, em segundo lugar monta sua equipe com diversos profissionais das areas de ecologia e botânica. Em terceiro lugar, na decada de 70 ja demosntrava a precocupação com a devastação do meio ambiente  e a necessidaade das areas de proteção ambiental, quando o governo obsecados com o "milagre economico", pensavam apemas em obras de rodovias, barragens e usinas.

Nos dias atuais, embora ocorram os crimes Ambientais no Brasil, a conscientização tem passado pelos meio de comunicação  e ONGS.

SOS Mata Atlântica

No final dos ano 80 e inicio dos anos 90, cientistas, jornalistas, empresario e defensores da questao ambiental criaram a primeira ong para salvar os ultimos residuos da Mata Atlântica, desenvolvendo a mais importante ação de planejamento ambiental o "Plano de Ação para a Mata Atlântica".

Esse plano surgiu apos p workshop em itabiaia-Sp em 1990, quando  o plano de conservação ambiental buscou a recuparação da Mata, que cobria 12% do territorio brasileiro, Ao longo do Estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, endentrando os Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, porém hoje no Estado de Santa a area de floresta que chegava ate a Bacia do Paraná tem apenas 8,8% da floresta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com