TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Estruturais

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Obra escolhida: METROPOL PARASOL

Figura 1: Metropol parasol

[pic 1]

Fonte: http://www.ekomposit.com.br

O Metropol Parasol (figura 1) está localizado no centro medieval de Sevilha, na Espanha. Foi projetado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann, em 2011 que venceu o concurso público, realizado em 2004.

Trata-se de guarda-sóis gigantes de madeira que acomodam um museu arqueológico, um mercado de agricultores, uma praça elevada, bares e restaurantes no subsolo e um terraço panorâmico no topo (figura 2). É considerado a maior estrutura de madeira laminada do mundo com 150 m de comprimento, 75 m de largura e 28 m de altura, a partir de uma rede ortogonal de 1,5m×1,5m. Ele é formado por seis colunas de concreto que apoiam uma malha ortogonal em madeira, com volumetria orgânica, que cria uma área de sombra sobre a praça.

Figura 2: Metropol parasol em vista aérea

[pic 2]

Fonte: http://www.ekomposit.com.br

Os engenheiros do escritório Arup, fizeram pesquisas extraídas do modelo geométrico 3D do arquiteto usado na análise estrutural, o que possibilitou estabelecer a construção da estrutura em madeira micro laminada da Kerto, composta por lâminas de abeto de 3mm de espessura, obtida através do processo de raspagem, e coladas para a formação de grandes painéis, obtendo-se uma elevada resistência mecânica. Dessa maneira, o Metropol Parasol é composto por mais de três mil peças unidas através de barras de aço fundido, montadas in loco e capazes de suportar as altas temperaturas do local.

As extremidades dos elementos de madeira dependem do funcionamento de toda a estrutura, variando trinta centímetros na zona perimetral aos três metros nas zonas de transição até os troncos. A espessura das peças também varia entre os sete e vinte e dois centímetros. Toda a madeira micro laminada está protegida por um revestimento de poliuretano de dois a três milímetros, impermeável, mas que permite a transpiração.

Acredito que foi utilizado a maneira laminada na construção pois a mesma oferece aos usuários beleza, estética natural da madeira, economia e segurança na obra, com estruturas leves e fundações reduzidas. Agregam elevada resistência ao fogo e à corrosão, conforto acústico, rapidez na montagem, além de tratar-se de solução arquitetônica sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com