TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade na construcao civil

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 11

O que e Sustentabilidade?

Segundo o Físico Fritjof Capra defende que a sustentabilidade não e apenas um conceito atual, mais sim a consequência deum complexo padrão que apresenta cinco características básicas: interdependência, reciclagem, flexibilidade, parceria e diversidade. Ele diz que se buscarmos essas característica sem nosso ecossistema e aplicarmos na sociedade humana, essa sociedade alcançar a sustentabilidade. Então segundo Capra, sustentabilidade não e apenas a interação do homem com a natureza de modo a preservá-la para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras ou estender a manutenção de processos econômicos, culturais, sociais, políticos, institucionais ou físico-territoriais, mas uma maneira particular de combinar cinco variáveis de estado relacionadas às características a cima.

Interdependência: E uma interligação entre a comunidade ecológica, mantendo uma ininterrupta rede de relações. Eles derivam sua existência com sua essência em relação com outras coisas, e como se tivesse uma dependência mutua de vários processos vitais dos organismos, e a natureza em todas as suas relações ecológicas, fazendo com que cada comportamento de um ser vivo influenciasse ou dependesse de muitos outros. Dessa forma, para o sucesso da comunidade depende do sucesso individual, logo para o sucesso de cada um, depende também do sucesso da comunidade.

Entender a Interdependência e entender relações poder determinar mudanças na percepção que e uma característica de um pensamento sistêmico. Então uma comunidade humanasustentável tem que ter ciência dessas relações múltiplas entre seus membros, porque nutrir uma comunidade e o mesmo que nutrir essas relações.

Reciclagem: A natureza e um importante principiam da ecologia, pois ela forma um ciclo de todos seus processos ecológicos. De uma maneira em geral, todos os seus organismos produzem resíduos,mas os resíduos acabam se tornando alimento paras varias outras espécies, fazendo com que o ecossistema por um todo, fique livre de resíduos.  Dessa forma a natureza faz isso a bilhões de anos continuamente, usando e reciclando.

A lição para a comunidade humana se torna obvia diante desse principio básico. Dessa forma, o principal ou um dos principais motivos de divergência entre economia e ecologia,e pelo fato de que a natureza e cíclica, enquanto nossas indústrias possuem um sistema linear. Nossa sociedade extrai e transforma recursos em produtos e posteriormente em resíduos, e comercializam esses produtos gerando ainda mais resíduos. Precisamos transformar esse nosso padrão de consumo, em um padrão cíclico como o da natureza. Mas para isso precisamos de um planejamento fundamental em nossa economia e atividades comerciais.

Parceria: Parceria e uma característica indispensável de uma comunidade sustentável. O ecossistema possui um intercambio de ciclos de recursos e de energia que são sustentados por uma generalizada cooperação. Para o ser humano parceria tem outro significado, poder pessoal e democracia, onde cada indivíduo desempenha um papel importante. À medida que a parceria se desenvolve, os indivíduos entendem melhor as necessidades dele e dos outro.

Existe uma tensão entre a sustentabilidade ecológica e a estrutura de nossa atual sociedade (ecologia X economia). De um lado a economia exalta a competição, dominação e expansão, do outro enfatizando a conservação, parceria e cooperação esta a ecologia. O fluxo cíclico de recursos, interdependência, cooperação ou parceria são um aspecto de uma organização. O ecossistema se organiza basicamente dessa forma para potencializar a sustentabilidade em seu sistema. Com a flexibilidade e diversidade, acaba fazendo o ecossistema sobreviver e se adaptar a condições mutáveis.

Flexibilidade: Sendo flexível, como consequência acaba se criando múltiplos laços de realimentação, que sempre o reequilibra o sistema quando houver uma quebra em relação às normas. Como o meio ambiente sempre esta mudando, transformações continuas são essenciais, dessa maneira o ecossistema sempre se mantêm de um modo flexível. Todacomunidade existe conflitos e contradições, mas o que não pode e resolver favorecendo apenas um lado. Estabelecendo um equilíbrio mais dinâmico, acabam resolvendo melhor esses conflitos tão inevitáveis. Contribuindo assim para uma melhor viabilidade do sistema.

Diversidade: Um ecossistema contem muitos indivíduos com funções ecológicasdiversificadas ou sobrepostas, que se preciso pode ate substituir outras espécie, de modo que se um elo da corrente se quebrar, eles tem a capacidade de sobreviver e de se reorganizar. Na nossa sociedade, a diversidade étnica e cultural pode desempenhar o mesmo papel. Uma sociedade diversificada e capaz de sempre se adaptar as varias situações mutáveis. Porem se a comunidade tomar ciência da interdependência de seus membros, a diversidade acabara enriquecendo todas as outras relações e como consequência, cada membro.

Sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade na causa ambiental surgiu em 1980 por Lester Brown fundador do WordwatchInstitute, onde se tornou um padrão seguido mundialmente com algumas modificações. Sustentabilidade e quando satisfaz as necessidadesde forma a não comprometer as gerações futuras e nem interferindo no ciclo de renovação da natureza. Logo, um empreendimento tem que estar adequado no conceito de sustentabilidade, como por exemplo, ser ecologicamente correto, ser variável economicamente, ser justo socialmente e culturalmente aceito.

Se enquadrando nesses parâmetros, se torna capaz de suprir positivamente os grupos afetados por ele. Trabalhando com a iniciativa privada e grupos regulamentadores governamentais podem estabelecer e fiscalizar os impactos que esses empreendimentos geram no meio ambiente e seus resíduos seja o menor possível.

Também se faz muito importante a ajuda de agenciase a população em geral optar por empreendimentos que sigam essa praticas sustentáveis, assim reuni condições que favorecem a criação de uma visão mais consciente para as questões do meio ambiente. Dessa forma as empresas que adotam esse conceito de sustentabilidade, passam uma imagem positiva e melhora a qualidade de seus empreendimentos. Mas um dos grandes empecilhos para esse caminho, se da pela pouca cultura sustentável que nosso Paísapresenta no setor da construção civil e o aumento significativo para a criação de uma empreiteira sustentável, torna a competição não mercado com outra empreiteira tradicional inviável, essas dificuldades criou uma ideia erronia de que se elevar o custo da edificação, o retorno do capital investido não seria rápido e/ou não suficiente, gerando assim, um suposto prejuízo final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (606.8 Kb)   docx (524.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com