TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC REVESTIMENTO MONOCAPA

Por:   •  24/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.213 Palavras (25 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        OBJETIVO        4

3.        RESUMO        5

3.        ABSTRACT        6

4.        REVESTIMENTOS EXTERNOS        8

4.1        Revestimento externo em reboco        8

4.2        Revestimento externo em monocamada        9

4.3        Cuidados na preparação da superfície        10

4.4        Tipos de acabamento        11

             5.  ESTUDO DE CASO        13

       5.1.1.  Materiais obra "A" monocapa .....................................................

5.1.2.        Materiais obra “B” reboco tradicional        14

5.2        Obra “A” executada com revestimento monocamada        16

5.3        Obra “B” executada com reboco tradicional        19

5.4        Custo dos materiais e mão de obra        21

5.4.1        Custo material e mão de obra do revestimento monocapa        21

5.4.2        Custo material e mão de obra do revestimento em reboco e textura.........................        22

6        CONCLUSÃO        25

7        REFERÊNCIAS        28

  1. INTRODUÇÃO

Devido ao alto desenvolvimento imobiliário e a grande demanda construtiva, surge a necessidade de se construir cada vez mais rápido. Tem-se cada vez mais a necessidade de buscar meios alternativos através de melhorias e otimização de custos.

 “Após a década de 90, a inovação passou a ser um forte diferencial e na categoria de edifícios residenciais houve a necessidade de se adequar as exigências específicas de cada cliente/comprador” (SABBATINI, 1989, apud SALGADO, 2013, p. 10).

Uma das tecnologias recentemente lançadas a fim de substituir o método tradicional de revestimento externo realizado em reboco, é o sistema monocapa ou monomassa, que se trata de uma argamassa decorativa industrializada.

Conforme Sousa (2009, p. 2), “a monomassa é um reboco não tradicional e apesar da sua aplicação em Portugal já se verificar a alguns anos, o conhecimento do seu desempenho ao longo do tempo não é ainda totalmente dominado”.

Segundo as informações e dados técnicos da empresa fabricante da argamassa industrializada Weber Saint Gobain Quartzolit, citado na referência técnica pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT, 2006, p. 2), sobre as características do produto monocapa, trata-se de uma argamassa para revestimento decorativo e de proteção contra a penetração de água de chuva para paredes externas, sendo aplicada diretamente sobre alvenarias e sobre a superfície de concreto, previamente tratada com imprimação de chapisco rolado (IPT, 2006, p. 2). Como citado na referência técnica, a aplicação deste produto é um possível método eficaz para racionalização de mão de obra e custos, visto que permite a aplicação em uma camada só, diretamente sobre a alvenaria, reduzindo as etapas utilizadas no reboco tradicional.

Segundo a ficha técnica do fabricante Weber, o produto monocapa classic possui 42 cores disponíveis para o revestimento (WEBER). Logo, por ser vendido em diversas cores, seu produto final permite realizar em conjunto o revestimento e pintura, ao contrário do reboco que necessita ainda de outra camada para garantir a estética da fachada Conforme Sousa (2009, p. 2), “para se poder esperar um bom desempenho deste tipo de revestimento é necessário que sejam tidas em consideração as suas limitações de aplicação e os cuidados necessários em todas as fases, desde a seleção, aplicação até a manutenção”.

Por ser um produto recentemente lançado, carece de mão de obra qualificada para sua aplicação, para que se obtenha a qualidade e economia desejada é necessário seguir a risca sua ficha técnica e os cuidados na execução.

  1. OBJETIVO

Realizar um comparativo entre os revestimentos em monocapa e o tradicional, em edificações, levando em consideração prazo de entrega, custos e qualidade do material e serviço. Realizar uma análise de qualidade de aplicação nas alvenarias estruturais em edificações, um comparativo entre os revestimentos. Levantar um quantitativo de mão de obra qualificada dos serviços, se há disponibilidade no mercado para atender as demandas necessárias, como a do revestimento tradicional. Realizar um comparativo de custo e orçamento de 2 obras reais que foram aplicadas revestimento em monocamada e o tradicional, levando em conta o prazo de entrega de cada uma, qualidade quando aplicada e se houve muitas manutenções pós obra.


3. RESUMO

Devido à grande demanda construtiva e o crescimento constante de construções verticais, aparece cada vez mais à necessidade de buscar novas tecnologias a fim de aprimorar o prazo de entrega e minimizar custos. O objetivo deste estudo foi o de realizar uma comparação entre dois tipos de revestimentos utilizados em fachadas, visto que o reboco tradicional é o método mais utilizado atualmente. Foi apresentado um novo material que possibilita a substituição do método tradicional, com intuito de aperfeiçoar o processo construtivo através da racionalização de mão de obra, visando reduzir as etapas de execução. O método tradicional que foi analisado é composto por várias camadas tais como, chapisco, emboço, reboco e textura; visto que este necessita de várias etapas para sua conclusão, gerando um maior prazo de execução. Já o material alternativo que foi utilizado na comparação é um revestimento monocamada, que possibilita a aplicação em apenas uma camada, reduzindo o prazo de execução. A comparação foi feita por um estudo de caso realizado em duas edificações, que utilizaram revestimentos distintos. Foram analisados alguns quesitos que apresentam peso na hora da escolha, tendo como base a mesma metragem de fachada para ambas as edificações. Dentre os quesitos que foram considerados são: prazo, custo, estética e a capacidade funcional para cumprir os requisitos de um revestimento externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (702.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com