TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

THAU III

Por:   •  25/4/2015  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

Valeska Wellen Michelan Garcia                                          R.A B83459-5

Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo – THAU III

Prof.ª Karina Jorge

Fichamento – “História da Cidade” por Leonardo Benévolo.

Logo após o Império Romano ser derrubado pelos Bárbaros e resistindo aos Árabes, a vida das cidades diminuí. Já na Europa Moderna, elas voltam a se desenvolver.

As novas cidades se estabilizam no traçado das antigas, porém se reconstituem e funcionam como uma nova cidade, deixando apenas as ruínas para estudos históricos. Muito das quais ainda se habitam, mas o objetivo central é manter suas tradições originais.

O estudo da cidade medieval passa a ser prioridade, estudando a cidade antiga ainda viva dentro da atual.

Os Habitantes optam pelo campo após a crise de economia, produzindo o próprio sustento. Nesses campos contém casas e até catedrais. Mas as estruturas físicas romanas permanecem de pé, tornam-se locais de refúgio e fortalezas. Fazendo dos dois ambientes mais próximos.

Devia-se ser levado em conta as necessidades e segurança do urbanismo, principalmente em edifícios antigos mantidos em pé, para manter suas vias principais e cursos de água.

Assim que começa o Renascimento, os habitantes também crescem, aumentando a produção no campo e no comércio. A partir daí suas historiadores criam leis para as cidades.

Os habitantes do campo passam a habitar as cidades, e começam então a criar os subúrbios e núcleos originais, chamado de burguesia.

Nesse período cria-se então um novo sistema para a atividade econômica, criando as normas de justiça e defesa, um próprio governo dado ao poder religioso.

A cidade medieval passa a depender do campo, dando todos os direitos aos agricultores, mas exige aumento das produções para que possam colonizar novas terras.

As cidades europeias se identificam muito fisicamente, mantendo igrejas casas, comércios, vias e praças. Contudo, ainda reservam espaços públicos, geralmente onde se encontra as antiguidades. Mas não há uma descrição geral da forma das cidades. Apenas seus muros nas laterais mantidos pelo governo, usado como proteção para os habitantes.

Já o movimento gótico, surgi para unificar em toda a Europa os métodos de construção. Essas cidades não tem como lembrança grandes nomes da história, mas possuem grande importância para a evolução. Estabeleciam grandes linhas e organizações. Citando como referência Milão, Paris, Veneza, Florença, etc.

A população começa então a diminui devido as epidemias, principalmente na Florença, 1348. As organizações passam a criarem novas propostas de um sistema cultural do trabalho artístico. Dado o nome de sistema “Renascença”.

O conceito das novas cidades da idade média surgiu através de cidades na qual os estudiosos não compreendiam suas formas, eram lineares, circulares, etc. Porém em alguma outras cidades foram feitos impecáveis desenhos de conjuntos.

A arquitetura dessas cidades desenvolvem métodos estabelecidos por Filippo Brunelleschi, como ao fazer um projeto é preciso ordem lógica, medidas, detalhes e estudos. Os tamanhos são estudados em com porte pequeno, médio e alto na construção. A arquitetura então passa a obter um rigor intelectual e de proporção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com