TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ELABORADO A PARTIR DO FILME PEDREGULHO, O SONHO É POSSÍVEL

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIDADE MOOCA

RAYSSA PINHEIRO DE OLIVEIRA RA:201409123
ROBERTA PITA GUARDA RA:201404839

TRABALHO ELABORADO A PARTIR DO FILME

PEDREGULHO, O SONHO É POSSÍVEL

São Paulo
2014

SUMÁRIO

1. Introdução......................................................................................................3

2. Apresentação do conjunto Pedregulho.......................................................4  

2.1 Conjuntura em que surgiu o conjunto............................................4

2.2 O arquiteto Affonso Eduardo Reidy e a engenheira Carmen Portinho..............................................................................................................4

2.3 Descrição do conjunto: principais características tipológicas e morfológicas......................................................................................................6

3. Principais referências utilizadas no conjunto Residencial Pedregulho...8

3.1 Referências urbanísticas para a implantação do conjunto...........8

3.2 Referências arquitetônicas – blocos residenciais.........................9

3.3 Referências arquitetônicas – edifícios institucionais e arquitetura brasileira.......................................................................................12

4. Contribuição do conjunto Pedregulho......................................................14

4.1 Contribuição da proposta de integração e convívio social implícita no projeto..........................................................................................14

4.2 Conclusões finais............................................................................15

5. Referências Bibliográficas..........................................................................16

1.         Introdução

Este trabalho mostra as relações do projeto, uma obra emblemática da arquitetura moderna brasileira que atrai estrangeiros do mundo inteiro e é objeto de estudo para milhares de futuros profissionais, o conjunto Prefeito Mendes de Moraes, popularmente conhecido como Pedregulho, em São Cristóvão, realizado por Carmem Portinho, Reidy (seu marido) a partir de 1946.
O objetivo do trabalho é o entendimento melhor da arquitetura modernista e do conjunto que tornou-se um ícone.

A realização será através da leitura de textos e comparações entre projetos com o Pedregulho.

Primeiramente será apresentado o conjunto, depois as principais referências utilizadas e suas contribuições.


2.         Apresentação do conjunto Pedregulho

2.1         Conjuntura em que surgiu o conjunto

O Pedregulho foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy no final dos anos 40, quando chefe do Setor de Planejamento do Departamento de Habitação Popular do Distrito Federal, tendo como diretora Carmen Portinho.

Construído no Morro do Pedregulho em São Cristóvão, Rio de Janeiro, destinou-se a atender à demanda habitacional de funcionários públicos do Estado.

A obra contou com técnicas de engenharia avançadas para a época e incorporou elementos que deram repercussão internacional à arquitetura moderna brasileira, como a plasticidade, integração entre as artes e rigor construtivo, em uma habitação social inserida no contexto urbano da capital que, nos anos 1950, passava por uma forte crise de moradia.

Havia a ideia de transformar o desenho urbano e social de cada bairro a partir da implantação de um conjunto residencial destinado aos funcionários que trabalhavam nas proximidades, a fim de reduzir longas jornadas de deslocamento e colaborar para a redução de veículos nas ruas, segundo princípios estabelecidos por Le Corbusier.

O crescimento de favelas no Rio de Janeiro preocupava a prefeitura, fazendo com que os ideais propostos por Carmen parecessem uma alternativa viável e eficiente de moradia para a população de baixa renda.

2.2         O arquiteto Affonso Eduardo Reidy e a engenheira Carmen Portinho

Affonso Eduardo Reidy [Fig.1] nasceu em 1909 em Paris. Estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro entre 1926 e 1930, tendo como influência Walter Gropius, Mies Van der Rohe e Le Corbusier. Suas obras foram marcadas pela preocupação com o aproveitamento do espaço, considerando a natureza e a paisagem dos locais de implantação dos projetos.

Ingressou no quadro de funcionários públicos do Rio de Janeiro a partir de 1932 e, assim, seus trabalhos foram desenvolvidos especialmente para obras públicas.

Percebe-se no Pedregulho a preocupação de Reidy com o homem, enfocando os espaços abertos e as áreas além da unidade habitacional. Ele defendia que habitar não se resume à vida no interior de uma casa, propondo a composição entre a moradia e o espaço externo, instalando serviços complementares às famílias na mesma área do edifício principal.

Carmen Portinho [Fig.2], engenheira, urbanista e militante feminista, trabalhou ao lado de Reidy. Foram responsáveis pela construção dos Conjuntos Habitacionais Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho).

Entre 1945 e 1958, Carmen exerceu o cargo de Diretora do Departamento de Habitação Popular e mostrava uma inovadora visão de cidade, pois trouxe de suas viagens para a Europa o conceito de Unidade de Vizinhança, que consiste no desenvolvimento de conjuntos habitacionais com características de serem autossuficientes.

Nota-se o lado feminista de Carmen Portinho na lavanderia coletiva do Pedregulho, que tinha como objetivo descontruir a imagem da esposa escrava do lar.

‘‘Affonso Eduardo Reidy lutava por uma arquitetura social e econômica. Toda a sua obra foi realizada nesse sentido. Não se conhece um só projeto seu que não fosse para a comunidade. Não projetou palácios nem prédios suntuosos, pois era cônscio da responsabilidade social da arquitetura. Foi sempre um arquiteto sóbrio e revolucionário no que fez.” 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (602.3 Kb)   docx (601.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com