TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Análise Do Filme Um Sonho Possível

Trabalho Escolar: Atps Análise Do Filme Um Sonho Possível. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  5.026 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme: Um sonho possível

O filme conta a história de Michael Oher.

O pai de um colega dele, o leva a uma escola particular cristã, onde não querem o aceitar devido a baixas notas na escola anterior.

O professor de educação física vê nele um grande potencial para os esportes e defende uma vaga para ele, é aceito, porém só pode ingressar no time de futebol americano após três meses na escola.

Ele tem dificuldades de aprendizagem e para acompanhar a turma, tem baixo rendimento, porém uma professora faz uma prova oral com ele e percebe que ele sabe as coisas, mas tem dificuldades de colocá-las no papel, mostrando que o que ele precisa é de avaliação diferenciada. Outros professores aderem à forma de avaliação e ele consegue a média necessária.

É adotado pela família Tuohy e se dá muito bem nos esportes. Seu irmão adotivo, S.J., grava um vídeo do seu jogo e envia para várias universidades que oferecem bolsa de estudo para ele. Para ir para a universidade precisa de índice de aproveitamento que é praticamente impossível de ser alcançado. A família contrata uma professora particular que acompanha os estudos dele em casa, dá atenção exclusiva a ele, percebe qual o melhor meio de ensiná-lo e ele consegue o índice e entra para a universidade.

No filme podemos ver vários aspectos estudados durante o semestre, sobre pessoas com necessidades especiais.

• O personagem tem dificuldades de se socializar por causa de suas diferenças. Além das dificuldades de aprendizagem, tem diferenças sociais, raciais e não é o modelo de beleza idealizado pelos adolescentes.

• O filme não especifica qual problema ele tem, mas é nítido o déficit cognitivo. Esse déficit pode ter sido causado pelo uso de drogas da mãe ou até por problemas de nutrição quando bebê, pois o filme mostra que vivia em situação de pobreza.

• Essa “deficiência” pode ter sido também causada por falta de estímulos no ambiente em que foi criado, a mãe inclusive perde a guarda dele por causa da drogadição.

• O filme também deixa claro o que vimos no semestre sobre a importância de uma avaliação diferenciada para pessoas com necessidade, assim como acompanhamento especial, no caso de Michael, a professora particular, que inclusive o acompanharia durante a universidade.

• A atenção da família também foi importante, auxiliou na elevação da autoestima e ele pode se sentir capaz de superar os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com