TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO III INSTITUTO POLITÉCNICO

Por:   •  2/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.094 Palavras (13 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO III

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

Cimento CPIII

CURSO: Arquitetura e Urbanismo.

Anna Gabriela Marques, Caio Henrique Paiva, Izabela Brum, Letícia Mamede, Lorrane Marcia de Paula, Pâmela Zallio, Thiago Barbosa

Professor TIDIR Orientador: Fabíola LodiAccoroni Gonçalves

Professores Co-orientadores: Ana Maria Nagem, Eduardo França, Juliana Duarte, Marcos Felipe Sudré, Tatiana Paula Alves

Resumo: O projeto foi idealizado com o intuito de promover o cimento sustentável, cujo objetivo é atenuar os impactos ambientais, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população e do planeta. Visando a diminuição de gases poluentes, bem como o CO2, gerando uma vida mais saudável e sustentável.

1 INTRODUÇÃO

O conceito de sustentabilidade está ligado a ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente. O primeiro conceito de desenvolvimento sustentável ganhou reconhecimento através do relatório Brundtland Report de 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. Este documento define sustentabilidade como: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais" [1].

A consciência ecológica nos dias de hoje é uma preocupação frequente no mundo, uma vez que o meio ambiente vem sofrendo cada vez mais com a degradação e com o uso indiscriminado de materiais e produtos utilizados pelo homem, o que vem gerando grande impacto na qualidade de vida da população.  

Para tentar reparar tal problema, o estimulo ao uso de materiais sustentáveis está ocorrendo por todo o mundo. É possível notar que com uma maior utilização de materiais sustentáveis, uma vida mais saudável será promovida, tanto para as pessoas, quanto para o planeta.  Contribuindo assim para a mitigação do efeito estufa.

1.1 Justificativa

O cimento é um material cujo uso vem crescendo cada vez mais, porém sua forma de fabricação não atende a qualquer conceito de sustentabilidade.

Com o intuito de produzir um material menos agressivo ao meio ambiente e de qualidade equiparada, ou até melhor que a já existente, o Cimento Sustentável ou CPIII foi criado. Esse cimento em sua produção reduz até 95% da emissão de CO2 na atmosfera e 80% nos gastos energéticos. Essa nova fórmula além de minimizar os impactos ambientais também aperfeiçoou a qualidade do material em alguns aspectos. Com essas mudanças na sua composição, o CPIII apresenta maior durabilidade, resistência, impermeabilidade e estabilidade comparadas ao cimento comum.

O CPIII ou cimento sustentável é uma alternativa à diminuição dos impactos ambientais causados pela construção civil, já que o uso desse cimento poderá configurar uma forma menos hostil ao meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma mais inteligente.  

1.2 Objetivos

1.2.1 Geral

Contribuir para a diminuição do impacto no aquecimento global, uma vez que, com a maior utilização do cimento sustentável, ocorrerá a atenuação de gases do efeito estufa.  

1.2.2 Específicos

- Apontar as principais empresas destinadas à fabricação do cimento sustentável.

- Divulgar dados comparativos entre as emissões de gases poluentes providas da construção civil e do cimento.

- Promover uma comparação entre o CPI, CPI-S (cimentos comuns) e o CPIII (cimento sustentável).

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Devido ao uso excessivo de recursos naturais no passar do tempo, mudanças ambientais significativas foram observadas em todo o planeta. A preservação ambiental é de extrema importância e uma alternativa para cumpri-la é a alteração no sistema construtivo e na construção civil de fato, como por exemplo, a adaptação da arquitetura tradicional para a construção sustentável.  

Corbella [2] define arquitetura sustentável como sendo a concepção e o desenvolvimento de edificações que objetivem “o aumento da qualidade de vida do ser humano no ambiente construído e no seu entorno, integrado com as características de vida e do clima locais, além da redução do uso de recursos naturais”.

Já de acordo com Steele [3], a arquitetura sustentável “consiste na produção de uma edificação que se adapte ao clima, à iluminação, ventilação e topografia, tirando proveito das condições naturais do lugar reduzindo o desperdício energético”.

Para a Ecoplano [4], por sua vez, a arquitetura sustentável é aquela que considera o uso, a economia e a racionalização/eficiência de recursos, o ciclo de vida do empreendimento e o bem estar do usuário, reduzindo significativamente, ou até eliminando, possíveis impactos negativos causados ao meio ambiente e a seus usuários.

Pensando na sustentabilidade grandes produtoras de cimento trabalharam no desenvolvimento de um produto ecologicamente correto. A indústria cimenteira responde por quase 5% das emissões mundiais de gás carbônico. Isso ocorre porque o processo de produção de cada tonelada de clínquer, seu principal componente, libera na atmosfera a mesma quantidade de CO2. A saída para combater este significativo impacto no aquecimento global é reduzir, portanto a porcentagem desse ingrediente na fórmula. Isso já acontece com o CPIII, cimento este que substitui parte do clínquer por escórias de siderúrgicas, material nobre que sobra da fusão de minério de ferro, coque e calcário.

Segundo Arnaldo FortiBattagin [5] o CPIII existe no Brasil desde 1952, mas, até pouco tempo atrás, era alvo de preconceito dos construtores por  conter resíduos industriais. No entanto, suas vantagens ambientais vêm mudando esse quadro e hoje ele já representa mais de 17% do consumo de cimento no Brasil.

A utilização de cimento CPIII, que contém 70% de escória de alto forno em sua composição, é, portanto, um recurso sustentável. Essa escória é um passivo ambiental do rejeito industrial gerado na produção de aço. Trata-se de um material capaz de contaminar até mesmo os lençóis freáticos, razão pela qual os especialistas recomendam sua utilização na produção do cimento CPIII como iniciativa de sustentabilidade. O CPIII utiliza o rejeito de maneira nobre, diminuindo os efeitos termogênicos da hidratação e aumentando, em alguns casos, a durabilidade do concreto, além de reduzir a reação alcalina do agregado, que é uma das principais causas de desagregação do concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (403.8 Kb)   docx (247.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com