TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SANEAMENTO BÁSICO II

Por:   •  5/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO SANEAMENTO BÁSICO II

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 3

2.0 OBJETIVO ............................................................................................................ 4

3.0 CORPO DO TRABALHO ...................................................................................... 5

3.1 Tratamento preliminar.................................................................................5

3.2 Célula facultativa com reator anaeróbio de fluxo ascendente................5

3.3 Célula de alta taxa.......................................................................................6

3.4 Célula de polimento....................................................................................6

3.5 Eficácia.........................................................................................................7

3.6 Qualidades do Tratamento/Índices...........................................................8

4.0 CONCLUSÕES................................................................................................... 10

5.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O Núcleo Rural Santa Maria permaneceu como área rural de Gama até 1992, quando a Lei nº 348/92 e o Decreto nº 14604/93, desanexaram o território, criando a região administrativa de Santa Maria que é uma administrativa que compreende as áreas da Marinha, Saia Velha, Pólo JK, além da própria Santa Maria, e se localiza aproximadamente 26 km de Brasília e população de 122 mil habitantes (2015)

A cidade é rodeada por dois ribeirões, Alagado e Santa Maria, este originando o nome da cidade. A cidade tem 100% de asfalto, 100% de iluminação pública, 100% de água encanada e esgoto tratado e tem seu primeiro hospital público. Um dos destaques de Santa Maria é o Polo JK, é uma área de desenvolvimento econômico do Distrito Federal, destinada a abrigar grandes indústrias. No Pólo JK, pode ser destacada a União Química, que possui no local uma fábrica de 87 mil m², com investimentos de R$ 67 milhões.

A Topografia é favorável à ocupação e expansão urbana, favorecida pelos terrenos de ondulação suave. A hidrografia é formada por tributários da bacia brasileira do Rio Paraná, caracterizando-se pela particularidade dos rios terem suas nascentes dentro da própria região administrativa. A região administrativa de Santa Maria localiza-se na bacia de São Bartolomeu e possui as seguintes bacias secundárias ou sub-bacias: – Sub-bacia do Rio Alagado – Sub-bacia do Rio Santa Maria – Sub-bacia do Rio Saia Velha – Sub-bacia do Rio Santana, o abastecimento de água é feito pelo sistema do Rio Descoberto.

A vegetação da região é o cerrado, também há nascentes de águas cristalinas, com as que formam os rios alagados, e Santa Maria também possui em seu território duas das mais belas quedas d’água da região, o salto do Tororó no Córrego Caxeta, e a Cachoeira Saia Velha no rio do mesmo nome. A ETE Santa Maria ocupa 14 hectares e tem Vazão média de 42 l/s e Vazão do projeto: 154 l/s. O Tipo de Tratamento é Reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA) + Lagoa de alta taxa + Escoamento superficial + Polimento final e tem como Corpo Receptor o Rio Alagado.

2. OBJETIVO

Avaliar se o corpo receptor do lançamento da ETE de Santa Maria atende os valores de enquadramento estabelecidos na Resolução CRF-DF nº 002/2014.

3.0 CORPO DO TRABALHO

A estação de tratamento de esgotos de Santa Maria encontra-se em operação desde o ano de 2.000 para atender 122 mil habitantes, correspondente a parte da população da localidade de Santa Maria com capacidade média de projeto de 154 litros por segundo. A estação trata uma vazão média de 46,00 l/s, correspondente a 29,90% de sua capacidade hidráulica.

3.1 Tratamento preliminar

Em função da adoção do reator anaeróbio interno à primeira célula da lagoa, é de suma importância que o tratamento preliminar seja de alta eficiência, sob risco da deposição de sólidos inorgânicos no interior do reator provocando seu entupimento. Desta forma foi adotado sistema de gradeamento e desarenador para retirada de detritos grosseiros e areia de forma a garantir uma alta confiabilidade desta fase do processo de tratamento.

3.2 Célula facultativa com reator anaeróbio de fluxo ascendente

O esgoto afluente, após passar pelo tratamento preliminar, é conduzido através de caixas de distribuição o para os reatores anaeróbios existentes no interior da célula facultativa. A entrada do esgoto ‚ pelo fundo do reator, obrigando a passagem do mesmo pelo manto de lodo que se formar com o decorrer do funcionamento da unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com