TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho de Pratica Profissional II

Por:   •  10/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  1.848 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

        O trabalho de Pratica Profissional II é referente a um estudo de campo que foi realizado no Restaurante Piatto Pieno , nos mês de março de 2016, com a finalidade de estudar teorias da área da administração financeira e comparar com a prática no setor financeiro.

( área financeira 1 paragrafo )

( Teoria da burocracia )

        O setor e a área são de suma importância, pois é a área de atuação do acadêmico e assim contribuir com novos conhecimentos, além disso, o setor vem passando por modificações, o que abre precedentes para ganhar novas técnicas que possam maximizar a eficiência no setor.

        O problema de pesquisa deste trabalho é: qual a importância do setor financeiro para a empresa? ( o que da empresa )

        O objetivo geral deste relatório foi compreender a importância do setor financeiro para a ............ empresa. 

Os objetivos específicos, segundo Prodanov e Freitas (2013), têm função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares. Quanto aos objetivos específicos deste trabalho, correspondem aos seguintes aspectos:

  1. descrever o planejamento financeiro;
  2. observar o fluxo de caixa.
  3. mostrar aspectos relevantes da gestão financeira.

Essa pesquisa, segundo Prodanov e Freitas (2013), tem como o objetivo classificar, explicar e interpretar dados que ocorrem segundo pesquisas bibliográficas. Quanto aos métodos e abordagem, essa pesquisa utilizou o uso de livros, revistas e monografias com a finalidade de comprovar os fatos teóricas dessa pesquisa. Desse modo, quantos aos tipos de pesquisa tem-se:

  1. A pesquisa aplicada foi descritiva, para atender aos objetivos, pois o pesquisador já possui conhecimentos no âmbito e detém experiência.

 Pesquisa descritiva: quando o pesquisador apenas registra e descreve os fatos observados sem interferir neles. Visa a descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 52).

  1. Em relação aos procedimentos técnicos, pode-se citar a pesquisa bibliográfica mediante aos materiais que já foram publicados; nesse caso, é importante que a fonte desses materiais tenha autenticidade e possa passar confiança ao leitor.

Pesquisa bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de: livros, revistas, publicações em periódicos e artigos científicos, jornais, boletins, monografias, dissertações, teses, material cartográfico, internet, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o assunto da pesquisa. (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 54).

A pesquisa de campo é um mapeamento também utilizado, pois é possível descrever, através dela é possível se obter informações mais relevantes do que se procura, conforme Barros e Lehfeld (2007, p.90) “o investigador na pesquisa de campo assume o papel de observador e explorador”.

        Outro tipo de pesquisa utilizada foi a participante, segundo os autores Prodanov e Freitas, (2013, p.67), “pesquisa participante quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”. A pesquisa participante se da quando já se tem um membro que esteja executando a mesma, ou seja, o pesquisador busca descrever a própria atividade na qual se encontra.

  1. Em relação a abordagem do problema, este trabalho foi utilizada a abordagem qualitativa. “Pesquisa qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.” Prodanov e Freitas, (2013, p.70). A pesquisa qualitativa busca interpretar as definições que a pesquisa busca como objetivo sem usar técnicas estatísticas, apenas com uso do ambiente e o intuito dedutivo ela pode descrever a análise feita no local.

A coleta de dados segundo Barros e Lehfeld (2007), é a busca de informações para que fique claro para o leitor como foi encontrado o tipo de material usado neste trabalho. De acordo com Prodanov e Freitas (2013, p.106) “a entrevista é a obtenção de informações de um entrevistado sobre determinado assunto ou problema”. A coleta de dados desse trabalho usou o uso de entrevista não estruturada, com perguntas abertas, assim não existe rigidez no trabalho e pode se explorar mais amplamente algumas questões. Gerente João Portal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com