TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAÇADO URBANO RENASCENTISTA E BARROCO.

Por:   •  27/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

TRAÇADO URBANO RENASCENTISTA E BARROCO.

  1. O Renascimento e o Barroco na Europa, se desenvolveram em meio as crises religiosas e movimentos de restauração da fé cristã, embora a igreja tenha perdido espaço e poder ainda continuava exercendo influência na sociedade. No ponto de vista político, estava ocorrendo o crescimento das atividades econômicas através do capitalismo comercial, que tinha como característica a concentração do capital por meio de políticas mercantilistas. Nesse contexto, também fortificava-se o Estado Absolutista, que consistia na centralização absoluta do poder nas mãos dos reis.

  1. O traçado urbano renascentista foi caracterizado, dentre outras coisas, pela regularidade e equilíbrio entre a emoção e a razão, difundidos principalmente nas praças projetadas pela ordem militar e religiosa. Assim como, com o início da extinção das muralhas - características das cidades medievais -  e  reestruturação das cidades, através da construção de novos bairros e expansões urbanas.

         As cidades eram construídas de forma hierárquica e com o reflexo da religião. Onde na maioria das vezes, a igreja era uma construção monumental e estava localizada no centro, próximo tinha o palácio papal e ao redor era erguida o restante da cidade. No contexto da época, as cidades passaram a receber relações comerciais, financeiras e artísticas.

  1. O Barroco no Brasil, começou a surgir na época do Brasil Colonial, através das influências portuguesas. Inicialmente, os colonizadores se instalaram no nordeste do país e trabalhavam com a exploração da cana-de-açúcar. A partir do século XVIII, essa exploração deu lugar ao ciclo do ouro, principalmente, em Minas Gerais, destacando-se assim, a mineração.

        O traçado urbanístico Barroco, caracterizou-se com ruas tortuosas, casas alinhadas em fileiras e com pouca variação tipológica, com edificações implantadas no limite de cada lote. As construções religiosas eram projetadas em pontos focais, sendo projetadas em lugares de destaque e com bastantes adornos religiosos, marcados pelo exagero. O referido movimento artístico,  também caracterizou as construções civis, como cadeias, câmaras municipais, moradias mais nobres, assim como nas praças. Destacou-se principalmente em Minas Gerais, com construções que refletem claramente a emoção e exagero, principais características do movimento.

Maria Luíza da Silva Gomes, Natal, 22 de Junho de 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (343 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com