TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral dos sistemas

Por:   •  29/11/2015  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

 [pic 5]

[pic 6]

Atividade em grupo a ser desenvolvida pelos alunos do 1º período do curso de Ciência da Computação da IES CEUT

[pic 7]

 [pic 8]

1. Objetivos da Atividade

A nossa primeira atividade em grupo objetiva direcionar ao aluno a pesquisar a Abordagem Sistêmica da Administração, para assimilar como a Cibernética proporcionou profunda influência sobre a Administração, não apenas em termos de conceitos e idéias, mas principalmente pelos seus produtos como máquinas inteligentes e computadores. Objetiva também, mostrar como alguns conceitos da Cibernética foram incorporados à teoria administrativa como por exemplo: o conceito de sistemas, entrada, saída, caixa negra, retroação, homeostasia e informação. Objetiva enfim, visualizar como a Cibernética trouxe uma série de conseqüências e influências muito poderosas sobre a administração, como a automação e a informática

2. Dinâmica de Desenvolvimento da Atividade

Esta atividade deve ser implementada em grupo. Para tanto, o grupo deve ler  com atenção o capítulo 4 Parte VIII Abordagem Sistêmica da Administração  contida  no  livro  CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. O grupo consolida as opiniões de todos os membros, e me entrega a versão final.

 O cabeçalho da folha de respostas deverá conter os seguintes tópicos de identificação: instituição de ensino, curso, disciplina, período, nome do aluno e nome do professor.

As respostas pertinentes às questões formuladas deverão ser digitadas em papel A4 , letra Arial tamanho 12 e espacejamento entre linhas de 1,5.

3. Prazo de Entrega

O prazo final para entrega desta atividade é na dia da 1ª avaliação bimestral

É importante destacar, que em função do calendário acadêmico, não podemos estender em hipótese alguma, o prazo para recebimento desta atividade.

3. Critério de Avaliação

O trabalho será avaliado em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez). A nota do trabalho a ser somada com a média bimestral será calculada da seguinte forma: (Nota do estudo de caso individual * 20%)). As respostas que forem copiadas de outro grupo, receberá nota 0 (zero), tanto para o grupo que  desenvolveu, quanto para o grupo que copiou.

4. Fontes de Pesquisa

O aluno deverá citar as fontes de pesquisa. Caso seja verificado desrespeito aos direitos de autoria, a atividade receberá nota Zero, sem possibilidade de refazer o trabalho.    

QUESTÕES FORMULADAS

  1. Com base figura abaixo, faça uma análise observando os conceitos de Reducionismo e Expansionismo, contemplados na abordagem clássica e sistêmica respectivamente.

[pic 9]

  1. Na parte inferior, observamos um importante alimento usado principalmente no café da manhã – pães. Considere o processo de fazer pão, utilizando os seguintes conceitos de sistemas: entrada (informação, energia e os materiais operacionais e produtivos), processamento, saída e feedback.

[pic 10]

  1.  Analisando a figura abaixo, pode-se dizer que ela tem alguma relação com o campo de estudo da cibernética: os sistemas. Justifique sua resposta.

[pic 11]

  1. Qual a relação da figura com a Teoria da Informação?

[pic 12]

  1. Qual a relação da figura baixo com a Cibernética, informática e as organizações?

[pic 13]

BOM   TRABALHO!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (133.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com