TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”.

Por:   •  22/9/2015  •  Monografia  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”.

Introdução:

A Constituição Federal do Brasil criou dentro dos direitos fundamentais o direito a saúde, todo cidadão precisa dessa garantia para obter uma vida digna.

Desenvolvimento:

A saúde é uma necessidade básica do atual Estado Democrático, refletindo a própria qualidade de vida da população, não só garantindo o acesso aos tratamentos médicos e hospitalares, nesse caso a saúde tem um grande destaque dentre os direitos fundamentais justamente por tudo que reflete.

O direito a saúde possui ampla interpretação e abrangência , uma vez que se direciona a toda a sociedade, isto é, os titulares de tal prerrogativa constitucional são apenas determináveis, trata-se de um direito de todos, um direito coletivo.

Seu objeto é a própria saúde da população, em sentido amplo, abrangendo não só o bem estar fisíco, mas também o social e o piscológico, que deve ser alcançado por meio da redução de doenças e do acesso universal aos serviços de tratamento e prevenção.

Esse direito de segunda geração consagrou-se por meio de políticas sociais que pregavam a intervenção estatal aliada ás liberdades individuais para garantir a aplicação e a eficácia dos direitos fundamentais, culminando, assim, no surgimento do constitucionalismo social.

O direito a saúde ultrapassa a mera perspectiva de sobrevivência, para alcançar uma real qualidade de vida, inclusive nos niveis sociais.

Considerações finais:

O próprio texto constitucional revela a importância do direito a saúde, haja vista que tal prerrogativa é revestidade de universalidade e integralidade.

Tamanho da Fonte:

-A A +A

IMPORTANTE: Esta atividade vale 6,0 pontos para compor a nota do 1º bimestre. Você deverá realizá-la individualmente e entregá-la para seu professor-orientador na sua unidade de ensino, que agendará as datas de entrega. Fique atento!

Dúvidas? Entre em contato com seu professor-orientador ou acesse o ícone Por onde começar.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF".

Bom trabalho!

Tema 3: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

“Na verdade, o que aparece no final do século XVII não constitui senão a primeira geração dos direitos fundamentais: as liberdades públicas. A segunda virá logo após a primeira Guerra Mundial, com o fito de complementá-la: são os direitos sociais. A terceira, ainda não plenamente reconhecida, é a dos direitos de solidariedade.

As três gerações, como o próprio termo gerações indica, são os grandes momentos de conscientização em que se reconhecem “famílias” de direitos. Estes têm assim características jurídicas comuns e peculiares [...]” (FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. 14. ed. São Paulo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com