TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Projeto, Espaço E Forma Abrigos Emergenciais.

Por:   •  16/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de projeto, espaço e forma.

Abrigos emergenciais.

São Paulo

2020

Introdução

Pesquisa sobre abrigos emergenciais, falaremos sobre o conceito que e criado, seu objetivo, qual sua importância, como são projetados, e além de um estudo detalhado de um abrigo criado pelo arquiteto costarriquenho César Oreamuno, também citaremos casos de desastres acontecidos no Brasil onde seu uso seria necessário.

Sumário

Introdução 2

I. Oque são abrigos emergenciais? 3

II. Por que há necessidade de abrigos emergenciais? 4

III. Projeto “ Cápsula de refúgio (CAMP – A) ” 4

IV. Oque acarretou a necessidade deste projeto? 4

V. Sobre Cesar Oreamuno Canizal 5

Figura 1: modelo eletrônico 5

Figura 2: modelo eletrônico frontal 5

Figura 3: projeto nº1 (processo) 6

Figura 4: Processo nº2 (planta) 7

Figura 5: vista isométrica dormitório aberto 7

Figura 6: vista isométrica comedouro aberto 8

Figura 7: Corte 1 8

Figura 8: Corte 2 9

Figura 9: Vistas exteriores 9

VI. Formas de transportação 10

VII. Situação catastrófica brasileira já ocorrida onde o projeto poderia ser adotado 11

Bibliografia 11

I. Oque são abrigos emergenciais?

Abrigos emergenciais são unidades de moradias que são usadas em situações caóticas, são adaptáveis e de fácil montagem para atender as mais variadas ocasiões, além de ter características de proteção do usuário, contra possíveis desastres externos, ele também geralmente e projetado para ser compacto porem que leve conforto e praticidades para quem o utilizar com suas necessidades básicas.

II. Por que há necessidade de abrigos emergenciais?

No mundo todo acontecem diversos desastres os chamados ‘‘ Desastres naturais’’, seja eles terremotos, deslizamentos de encostas ou morros, tsunamis, entre outros. Todos correm o perigo de acontecer em locais próximos a população, e assim destroem as moradias e levando ao desabrigamento de milhares de famílias, que muitas das vezes acabam morando embaixo de pontes e viadutos sem saber o que fazer, e sem ter como se proteger, e sem ter acesso as necessidades básicas. Assim com a criação desses abrigos emergenciais, poderia levar a essas pessoas, a proteção rápida por serem muitas das vezes de baixo custo e de fácil construção.

Assim os abrigos são uma ótima forma de levar moradia aos desabrigados de desastres naturais e até moradores de rua, trazendo proteção a essas famílias.

III. Projeto “ Cápsula de refúgio (CAMP – A) ”

O projeto adotado para estudo e apresentação foi a Capsula de refúgio que foi desenvolvida na Costa Rica. Ele chama atenção pelas suas praticidades, e forma de locomoção, além de seu interior ser bem aproveitado o fato de ele ser compacto não impossibilita que uma família de 6 pessoas possa viver confortavelmente nele.

IV. Oque acarretou a necessidade deste projeto?

A Costa Rica e dos países com mais riscos de desastres naturais, levando a ter a elevação dos números de mortes e lesões, e além disso também tem as perdas dos bens materiais, instabilidade econômica, e falta de moradia adequada para os que ficam desabrigados.

Então pensando nisso o Arquiteto César Oreamuno projetou a capsula para atender as necessidades de comunidades carentes, em situações catastróficas, cada unidade conta com a facilidade de adaptação para atender as exigências de determinadas situações, com funções únicas quem possam trazer ao mesmo tempo conforto e praticidade, e ainda de fácil transportação.

V. Sobre Cesar Oreamuno Canizal

Arquiteto formado pela Universidade Latina, na Costa Rica, em 2015. Ele compartilha uma visão da arquitetura em que todo objeto arquitetônico deve ser considerado como um elemento que impulsiona a sociedade e incentiva o desenvolvimento.

Desenvolvedor da Living Capsule: abrigo para desastres naturais e causados pelo homem, em 2015, ele também ganhou um prêmio ISARCH Awards pelo projeto.

Figura 1: modelo eletrônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com