TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Primeira Instrução do Aprendiz Maçon

Por:   •  1/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

PRANCHA DO GRAU 1 – APRENDIZ MAÇON

Trabalho da primeira instrução do Aprendiz Maçon

Loja Maçonica Cavaleiros do Alto Rio Negro

Johny David das Chagsas Vieira

Venerável Mestre, primeiro e segundo vigilante, demais irmãos Maçons, uma boa noite a todos

Hoje irei apresentar o resultado dos meus estudos com relação a primeira e as segunda instrução do Grau Aprendiz Maçon

Na primeira instrução, o homem profano é representado por uma pedra Bruta, caminhando pela escuridão e direcionado pelo vento, e foi assim que eu iniciei minha jornada. De olhos vendados, passando por um ritual que me remeteu a uma serie de momentos pessoas, afim de buscar o meu aperfeiçoamento como ser humano, e de entender o real e eterno sentido de nossa ordem.

Como Aprendiz, dou inicio ao trabalho de lapidação, deixando para trás o desapego as coisas materiais e os vícios da vida profana que são absolutamente incompatíveis com a nossa condição de maçom, e e essa transformação só se dá se tivermos a humildade de aceitar nossa condição de seres falhos, ou seja, de pedra bruta.


É através dos símbolos que nos foram apresentados em nosso Templo, que reforçamos nosso constante cuidado com o trabalho de entalhar nossos espíritos.

A reflexão sobre a régua nos ensina a apreciar o valioso tempo, e empenhar nossos esforços no crescimento e no descanso físico, mental, intelectual e laboral, afim de conquistarmos uma vida equilibrada.

O Maço é outro ícone de extrema importância para nossa formação, pois ele nos faz lembrar que o emprego da força (mental ou física) é em vão e se os objetivos que se almeja não forem reais, puro e sinceros. Cabe a nós como Maçons, sermos elemento produtivo e eficaz de desenvolvimento social.

O cinzel por sua vez, nos ensina que nossas atitudes ficam marcadas, na superfície e no intimo de quem as recebe, portanto, devemos ser vigilantes em nossas atitudes para que possamos nos tornar legítimos instrumentos da Maçonaria.

Mas nada adianta se não tivermos humildade para aceitar que o mal existe em toda parte, e que ele também está na nossa natureza, por isso, aquilo que o maçom deseja alcançar deve-se pautar não apenas na sua melhoria espiritual, mas no reconhecimento ao ser humano, a busca pela felicidade, e que por sermos todos irmãos frutos de um mesmo Deus, a felicidade só poderá existir, quando for experimentada por todos.



Esta primeira lição me foi vital para assegurar minha convicção de querer ser um homem, irmão e maçom melhor dia após dia.

ouvir, aprender, e ver que o

 aprender a reconhecer o mal que nada mais é do que

Por fim, entendo que todos estes ícones serão inúteis, se nós como aprendizes maçom, não possuirmos humildade,  

Ao estudar compreendi, que aquilo que maçom deseja alcançar deve-se pautar não apenas na sua melhoria espiritual, mas no reconhecimento ao ser humano, a busca pela felicidade, e que por sermos todos irmãos frutos de um mesmo Deus, a felicidade só poderá existir, quando for experimentada por todos.

Apesar do medo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com