TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Aprendiz Maçom Primeira Instrução

Por:   •  11/11/2019  •  Tese  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  2.673 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira Instrução Apr.´. MaÇ.´.

O primeiro trabalho principal, o desbastar da Pedra Bruta. Trabalho que exige muito esforço pessoal, persistência, principalmente humildade, pois se ontem eu era um homem profano, entregue as minhas próprias paixões, hoje eu me encontro iniciado e mais próximo da luz.

Minha primeira instrução quando fui apresentados pelos IIr.’. obreiros desta loja, foram três instrumentos, sendo: a régua de vinte e quatro polegadas, o maço e o cinzel, com estes instrumentos, obtive noções básicas, utilizadas para com a maçonaria para construir.

Primeiro instrumento:

 A régua de 24 polegadas: é representada pela exatidão,  precisão em nossas condutas da vida, em que devemos buscar perfeição diariamente, das quais cada polegada corresponde a uma das 24 horas, que está dividido o dia, buscando a perfeição moral e ética. A prática da Régua de vinte e quatro centímetros, significa planejar de forma clara e definida todo trabalho a ser executado pelo Maçom.

Segundo instrumento:

O maço: instrumento importante que simboliza energia e na constante vontade para executar trabalho, na construção de sua auto escultura, o Aprendiz Maçom precisa da força e da energia do Maço, para que as ações planejadas potencializem suas energias, para o alcance de seus objetivos.

Terceiro instrumento:

O Cinzel: o Aprendiz vai dar à forma necessária a pedra bruta, aumento na capacidade de abrir caminho, enxergar aquilo que é preciso mudar, corresponder o fortalecimento espiritual para vencer nossas imperfeições.

O uso das ferramentas de trabalho simbolicamente representam desbastar nossa própria pedra bruta, assim sendo devemos nos separar de nossos defeitos e paixões, a pedra bruta representa a natureza humana esperando a ser lapidado, no seu tempo, na busca do auto aperfeiçoamento.

Conclusão:

Os três instrumentos a serem utilizados, pelo aprendiz de forma conjunta e integrada são: a régua de 24 cm, o maço e o cinzel. Do que adianta o uso do cinzel símbolo da razão e clareza, do maço, que simboliza a vontade, determinação e força, que tem as propriedades da régua, que nos direcionam o desenvolvimento de nossas vidas, distinguir com clareza o “certo do errado”, isso significa determinação, educação, dominando assim, mesmo buscando aperfeiçoamento moral e espiritual podendo fazer da lapidação de nossa pedra bruta o ser um “humano melhor” para a sociedade e para com ele em si.  Louvável e admiração por estes três instrumentos, que nos representam, para nos fortalecer como homens de luz e honra. Buscando a cada dia aprender novos conhecimentos, que irão fortalecer na busca do “próprio eu”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com