TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Instrução Aprendiz

Por:   •  3/4/2023  •  Dissertação  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

À.´. G.´. D.´. G.´. A.´. D.´. U.´.

S.´.

F.´.          U.´.

[pic 1]

Trabalho de Primeira Instrução de Aprendiz Maçon

Lucas de Andrade Custódio

A.´. M.´.MATRÍCULA Nº 20600

B.’. A.´. R.´. L.´. S.´. FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE Nº 151

M.´. R.´. G.´. L.´. M.´. E.´. R.´. G.´. S.´.

Trabalho de 1 instrução

Boa noite amados IIr:. Peço licença para apresentar meu trabalho!

Minha primeira instrução recebida como aprendiz mostra a grandiosidade dos símbolos empregados na maçonaria e o cuidado em ocultar seus segredos e mistérios dos olhos dos profanos por meio de emblemas e alegorias, e como isso é praticado pela maçonaria desde a antiguidade.

Nesta primeira instrução, nos é apresentada uma introdução do que é a sólida base da filosofia simbólica e moral da maçonaria, trabalhando no aperfeiçoamento humano, ao desbastar a pedra bruta com maço e cinzel, ferramentas dadas ao neófito em sua iniciação. Essa tarefa não é fácil e devemos encará-la com trabalho e fé, afastando os sentimentos pequenos do mundo profano, com a finalidade de construir moralmente a humanidade e transformar a pedra bruta em pedra polida. Esse é o nosso dever maçônico inicial.

O painel da loja nos mostra o caminho que devemos trilhar, com fé e muito trabalho, evoluindo interiormente, buscando descansar o maço e o cinzel e almejando novas ferramentas para galgar degraus de evolução.

     Aprendemos na 1 instrução 

Que o formato das lojas maçônicas é um quadrilongo, uma figura alongada de 4 lados, com o comprimento de Leste a Oeste, sua largura de norte a sul, com profundidade da superfície ao centro da terra e sua altura da terra ao céu.

Mostrando a gigantesca universalidade da nossa amada instituição, revelando que a caridade deve ser buscada sem limites aos maçons, não apenas com palavras, mas com atitudes em prol da humanidade e sempre buscando a prudência.

As lojas maçônicas buscam orientar-se de Leste a Oeste, de modo a preservar a posição dos cursos divinos antigos por três razões.

1- O sol é a maior glória do G:.A:.D:.U:. a vida terrestre.

Nascendo a Leste e ocultando-se a Oeste.

 

2 -  A civilização e a ciência. 

Nos foi dada do Oriente, derramando toda sua bondade e conhecimento ao Ocidente.

3 -  A maravilhosa doutrina do amor e fraternidade trazida pelo livro sagrado, vindo do Oriente pelo Divino mestre.

Nossa loja tem sustentação em 3 grandes pilares.

Sabedoria, Força e Beleza!

Porque a sabedoria cria e orienta o maçom no caminho da luz.

A força sustenta e encoraja o maçom em todas as dificuldades.

E a beleza enfeita nossas ações, nosso caráter e nossa alma de aprendizes.

Representadas por:

SALOMÃO - sabedoria  

HIRAM - Força

HIRAM ABIFF - Beleza

Estas virtudes devem ser de todo homem de bem, principalmente ao maçom representado pela Fé, Esperança e Caridade.

O Painel de Aprendiz Maçom nos apresenta também o Pavimento Mosaico, a Escada de Jacó e a Coluna Jônica. Cada uma dessas partes representa um conceito diferente que é fundamental para a filosofia maçônica, em que devemos nos aprofundar para evoluir continuamente na doutrina.

OS ORNAMENTOS:

O Pavimento Mosaico é uma representação do mundo físico, onde as coisas são boas e más, escuras e claras. Ele é feito de pedaços alternados de mármore preto e branco, que simbolizam a dualidade do universo. Essa dualidade é um conceito importante na maçonaria, que ensina seus membros a encontrar equilíbrio entre as forças opostas da vida.

 A Estrela Flamígera representa o Sol na glória do G:.A:.D:.U: simbolizando a busca da luz, sabedoria e verdade, que são objetivos centrais da Maçonaria. Ela pode ser vista como uma representação da luz que guia o maçom em sua jornada de autoconhecimento e aprimoramento pessoal, além de indicar o caminho da fraternidade, do amor e da harmonia universal.

A Escada de Jacó representa a jornada do aprendiz maçom em busca do conhecimento e da sabedoria. A escada tem três degraus, que representam os três graus da maçonaria: Aprendiz, Companheiro e Mestre. Cada degrau simboliza um estágio diferente do crescimento pessoal e espiritual do maçom, que deve subir cada degrau com coragem, humildade e perseverança.

A Coluna Jônica é a última parte do Painel de Aprendiz Maçom e representa a sabedoria. A coluna é uma referência aos templos gregos, que eram considerados lugares sagrados de conhecimento e sabedoria. A coluna jônica é um símbolo de estabilidade e equilíbrio, e representa a busca do aprendiz maçom pela sabedoria presente em seu grau.

Além desses três elementos principais, o Painel de Aprendiz Maçom também possui outros símbolos não menos importantes, como o esquadro, o compasso e a letra "G". O esquadro é um símbolo de retidão, que representa a necessidade de agir de forma justa e equilibrada. O compasso é um símbolo de limitação, que ensina que é importante ter limites em nossas ações e em nossos desejos. A letra "G" é um símbolo da Grandeza Divina, que representa a presença de Deus na maçonaria e na vida do maçom.

Em conjunto, esses símbolos do Painel de Aprendiz Maçom ensinam importantes lições aos membros da maçonaria. Eles incentivam a busca pelo equilíbrio entre as forças opostas da vida, a subir a escada do conhecimento com humildade e perseverança, a buscar a sabedoria e a agir com retidão e limitação. Essas lições são fundamentais para o crescimento pessoal e espiritual do maçom e para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com