TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO EM USOS TERAPÊUTICOS BASEADO NA POSSIBILIDADE DE ANEUPLOIDIA

Por:   •  31/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO EM USOS TERAPÊUTICOS BASEADO NA POSSIBILIDADE DE ANEUPLOIDIA

A evolução na ciência trouxe novos métodos para cura de doenças que se imaginavam “incuráveis”, o mais famoso e o mais pesquisado atualmente, é o uso de células-tronco. Essas, como já citadas anteriormente, tem a capacidade de se diferenciar formando outros tecidos do corpo.

Entretanto, há um fenômeno que está chamando bastante atenção no que diz respeito à “pesquisa”, no qual exige bastante cautela. Esse fenômeno é a aneuploidia: a perda ou o ganho de cromossomos, os filamentos espiralados de DNA que abrigam os genes.

        Mas, por que este fenômeno exige tanta cautela? Pois, a alteração no número de cromossomos de uma célula pode acarretar em uma série de malefícios, como doenças neurológicas e psiquiátricas. Dessa forma e de um modo geral, ela é vista como indesejável!

        No desenvolvimento de pesquisas no mundo todo, verificou-se que mesmo ocorrendo em organismos vivos e saudáveis, a aneuploidia observada nas células em cultura não enfrenta a pressão seletiva de mecanismos que as eliminem. Sendo estas (células-tronco - em especial as embrionárias, extraídas de embriões nos primeiros dias de vida) a esperança de novos tratamentos para doenças hoje incuráveis ou para as quais ainda não existe terapia satisfatória.

        Verificou-se também, especificamente em células tumorais, o ganho de uma cópia extra dos cromossomos 12,17 e 20. Já nos tecidos saudáveis, há ocorrência com mais frequência de perda de cromossomos inteiros ou de parte deles.

Contudo, “mesmo expandindo as possibilidades de novos tratamentos neurológicos e psiquiátricos, as aplicações terapêuticas dessas células têm despertado muita preocupação, incluindo a possibilidade de desenvolvimento de aneuploidias e o risco de formação de tumores após o transplante”.

Euler A. de Mello

Ana... Tentei compactar o máximo para ser breve na explicação. Qualquer modificação deixe em negrito!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com