TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidades de Conservação DF

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 

Unidades de Conservação

Análise Prática - ILA

Thamires Borges Veiga -  UC12018289

     

     

Das Unidades de Conservação do DF, quais as que você visitou ou tinha conhecimento de sua existência? Consegue perceber a relação entre sua definição e a realidade?

Dentre as Unidades de Conservação de Brasília tenho conhecimento de quatro são elas: Jardim Zoológico, o Parque Nacional de Brasília, a Estação Ecológica do Jardim Botânico e a Floresta Nacional de Brasília, dentre estas visitei as duas primeiras.

Por serem consideradas Unidades de Proteção Integral[1] o Parque Nacional e o Jardim Zoológico apresentam uma realidade similar a sua definição como UPI, as duas UPI’s tem uma realidade muito próxima à definição, sendo que sua definição diz que a área é voltada à preservação da natureza, admitindo apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, e é isso que vemos comumente nessas duas regiões.

Com relação ao Jardim Botânico também é possível observar uma grande semelhança entre a realidade e a definição, já com relação à Floresta Nacional a realidade atual é bem diferente da sua definição de Unidades de Uso Sustentável¹, onde só é possível compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais, hoje a Floresta Nacional apresenta problemas como o uso indevido da área por ocupações irregulares[2], o que prejudica a conservação da área.

Entre as Unidades de Proteção Integral e as Unidades de Uso Sustentável existentes no DF, levante algumas que considera completamente descaracterizadas. Faça um paralelo entre a definição estipulada para a Unidade e o que se observa na prática.

Dentre as Unidades de Uso Sustentável é possível perceber que, no Distrito Federal, grande parte das APA’s estão descaracterizadas, tendo seu uso alterado pela população para ocupações irregulares, já as demais UC apresentam-se bem conservadas, com exceção do caso da Floresta nacional que foi explicada na resposta anterior.

Que relações você observa entre Plano de Manejo e Planejamento Urbano?

Observa-se que o Plano de Manejo e o Planejamento Urbano são semelhantes em seu processo de criação, sendo que o Plano de Manejo está muito mais ligado à questão ambiental e é criado para áreas que se tornaram Unidades de Conservação, os dois planejamentos buscam integrar regiões vizinhas, criar oportunidades, gerar lazer e desenvolvimento para o país, além de serem semelhantes em relação à criação de zoneamentos e as regras de uso para cada área

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CODEP. Instituto Brasília Ambiental: Unidades de Conservação. Disponível em: Acesso em: 20 de Maio de 2015.

SARAIVA, Jacqueline. Ocupações irregulares crescem na Floresta Nacional e são alvo de operações. Disponível em:

/2015/04/16/interna_cidadesdf,479604/ocupacoes-irregulares-crescem-na-floresta-nacional-e-sao-alvo-de-opera.shtml> Acesso em: 20 de Maio  de 2015.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Unidades de Conservação. Disponível em: . Acesso em: 20 de Maio  de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (350.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com