TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do GPS no Georeferenciamento

Por:   •  1/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação do Trabalho de Georreferenciamento.

Tema: O Emprego da Tecnologia do Sistema de Posicionamento Global “GPS”.

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disposição dos Satélites e Compartilhamento dos Dados.

  • Em volta do Globo terrestre existe uma Constelação com mais de 24 satélites artificiais em orbita semi-sincronisada operacionalmente emitindo a cada nano segundos milhões dados diversos, (coordenadas, dados sobre relevo entre outros). Cada satélite dá 2 voltas por dia entorno do globo. E estão distribuídos igualmente em 6 planos orbitais de forma que pelo menos 6 satélites estejam alinhados para se comunicar em qualquer posição do planeta.

Disposição dos Satélites ao Redor do Globo Terrestre

[pic 1]

Disposição dos Satélites ao Redor do Globo Terrestre

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Como um Satélite nos Localiza do Espaço.

O GPS permite que usuários em terra, mar e ar determinem suas posições tridimensionais (latitude, longitude e altitude), velocidade e hora; 24 horas por dia independente de condições atmosféricas e em qualquer lugar do mundo (Rocha, 2003). O princípio básico de navegação pelo GPS, é relativamente simples. Consiste na medida das distâncias entre o receptor e o satélite, que é calculada pelo tempo que a programação (sinal GPS), gerada no satélite, leva para chegar até a antena receptora. Como o sinal viaja através da atmosfera com a velocidade da luz, a distância é obtida pela multiplicação desta pelo tempo que o sinal levou para chegar ao receptor , o funcionamento do GPS é suportado por 3 segmentos principais: o Segmento Espacial, constituído pela constelação dos 24 satélites operacionais e toda a tecnologia de comunicação de dados a partir dos mesmos; o Segmento de Controle, formado por um conjunto de estações terrestres onde funciona toda a inteligência e controle do Sistema; e, o Segmento de Usuários, constituído pelos receptores GPS e todas as técnicas e processos, empregados pelos usuários em suas aplicações. Sendo o GPS um sistema de navegação e posicionamento sobre a superfície da Terra, ele depende fortemente da forma geométrica do globo terrestre e da forma de representação cartográfica dos dados, surgindo nesse contexto os sistemas de referência. O sistema de referência adotado para os satélites do GPS é o WGS84. Isto acarreta que os resultados dos posicionamentos realizados com o GPS referem-se a neste sistema geodésico.

Triangulação Usando Satélites Artificiais e Antenas

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

Como Tudo Começou?

E.U.A e Rússia começaram uma corrida espacial, com isto restringindo somente para o uso militar esta tecnologia. Décadas depois com o fim da chamada Guerra fria e com sucesso do uso desta tecnologia nas Operações Táticas “Tempestade no Deserto e na Guerra do Golfo” o Presidente Norte Americano Bill Clinton, liberou para o uso civil o uso da tecnologia denominada Sistema de Posicionamento Global  ou Simplesmente “GPS”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com