TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do gps

Por:   •  18/6/2015  •  Seminário  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

CURSO DE GEOGRAFIA – ENS

JAMESON DA ROCHA MOREIRA

LARISA SERRÃO DA SILVA

REGIANE MACIEL MOTA

GEOGRAFIA FISICA

“A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, UM ESTUDO ACERCA DO PARQUE ESTADUAL SUMAUMA”.

MANAUS

 2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

CURSO DE GEOGRAFIA – ENS

JAMESON DA ROCHA MOREIRA

LARISA SERRÃO DA SILVA

REGIANE MACIEL MOTA

GEOGRAFIA FISICA

“A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, UM ESTUDO ACERCA DO PARQUE ESTADUAL SUMAUMA”.

                                                                TRABALHO APRESENTADO À                                                                                                                                                         DISCIPLINA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, PELA PROFESSORA NEIVA SOARES, PARA OBTENÇÃAO DE NOTA AP1.

MANAUS, 4 DE NOVEMBRO DE 2014

1-Introdução

Estudos na área de geografia começaram a se desenvolver desde a antiguidade, pela necessidade de conhecer o espaço em que posteriormente poderia ser ou não habitado. No inicio e no decorrer de vários séculos, ela era vista apenas como simples conhecimento, mas ao longo dos anos foi se desenvolvendo e a partir do século XX tornou-se ciência, e seus maiores percussores foram Ritter e Humboldt.

Depois de tornada ciência, os estudos na área geográfica, no decorrer dos anos, vêm ganhando grande importância, isso se dá devido à grande exploração do ser humano no espaço. Essa exploração desenfreada deu início a várias preocupações com o meio ambiente, uma vez que esta é visto como algo a ser sempre dominado e o ser humano como seu dominador.

Com essas preocupações ambientais,  foram e vêm sendo criadas vários projetos de leis  no Brasil que possam inibir essa exploração desordenada, e uma destas são as Unidades de Conservação (Lei Nº 9.985, de 18 de julho de 2000), com intuito de garantir a proteção da flora e fauna de um determinado lugar sem modificar o que já existe ali, e com o tempo a natureza vai agindo por conta própria e aos poucos vai recuperando o que já foi devastado naquela região.

 No amazonas, especificamente em Manaus, existem várias áreas protegidas, uma delas é Parque Estadual Sumaúma. Essas unidades foram necessárias serem criadas devido ao aumento populacional da cidade desde a criação do Polo industrial, que atrai continuadamente pessoas de varias cidades em busca de emprego, aumentando a necessidade de invadir novos espaços que possam alocar esse grande contingente, e sendo assim, são ocupados cada vez mais novos territórios.

Neste trabalho, propor-nos a apresentar o histórico das Unidades de Conservação, seus conceitos, e principalmente os benefícios dessas áreas protegidas, com o objetivo de informar e alertar aos leitores a sua importância na sociedade.

Justifica-se pelo fato de procurar relatar a importância das unidades de conservação em geral, uma vez que muitos indivíduos do entorno dessas unidades pouco conhecem sobre o processo de conservação e educação ambiental. E devido a essa falta de conhecimento não participam das ações de preservação, e de certa forma acabam até degradando mais essas unidades.

2. Fundamentação Teórica
           
Segundo estudos as áreas protegidas existem desde o ano 250 a.C., na Índia já se resguardavam certos animais, peixes e áreas florestadas. Porém, foi somente no século XIX, que surgiram os primeiros anseios na criação de áreas protegidas para os ecossistemas e as paisagens naturais. O marco histórico deste tipo de iniciativa é o Parque Nacional de Yellowstone, criado em 1872, nos Estados Unidos, no primeiro momento seu principal beneficio foi o lazer das pessoas. No Brasil, durante o reinado de D. Pedro II já existia um preocupação com os cuidados da floresta. No ano de 1937 foi criado no Brasil o primeiro Parque Nacional de Itatiaia, na cidade do Rio de Janeiro, sua criação foi baseada no Código Florestal de 1934. Desde então A criação de parques nacionais se espalhou por vários países, e com o passar do tempo houveram várias modificações dando origem ao nome genérico de unidades de conservação. Temos aqui o conceito de Unidade de Conservação que é um espaço territorial, de limites definidos e incluindo seus recursos naturais. No Estado do Amazonas, as Unidades de Conservação tiveram origem a partir da criação da Zona Franca de Manaus e a implantação do Distrito Industrial na cidade determinaram uma elevado crescimento desordenado da cidade, tornou-se então necessária medidas que contivessem a degradação dessas áreas ocupadas. Neste trabalho propomos mostrar em exemplo de unidade de conservação, o Parque Estadual Sumaúma, localizado na zona norte no bairro da Cidade Nova, com o objetivo de mostrar a sociedade que a fauna e flora estão cada vez mais desaparecendo e que podemos  conviver harmonicamente.

As áreas protegidas são de extrema contribuição, pois garantem a conservação vital em relação à conservação dos recursos naturais e culturais que são vitais para nossa vida e do nosso planeta. Suas funções permeiam-se desde a preservação de amostras representativas de regiões naturais e de sua diversidade biológica, até a manutenção da estabilidade ecológica de zonas que as circundam (IUCN, 1998 apud SILVA, 1999), isso significa que mesmo que área preservada seja pequena, sua circunscrição será afetada pela positivamente no que diz respeito a proteção ambiental.

Duas motivações podem ser pensadas na criação de espaços preservados, segundo Bensusan (2006): a preservação de lugares sagrados e a manutenção de estoques de recursos naturais. Sagrado no sentido de que a presença do homem seja proibida nesses lugares, mantendo assim um depósito de recursos naturais.

Só na segunda metade do século XIX que surgiu a ideia de definir espaços para conservação, pois naquele momento a humanidade tornou-se o principal agente transformador da natureza, e sendo evidente a diminuição de algumas áreas e espécies. Segundo Cronon (1995) apud Bensusan (2006), p. 13: (...) no século XVIII, as paisagens naturais possuíam um forte componente sobrenatural e até mesmo religioso: as paisagens sublimes eram aqueles raros lugares onde o ser humano teria maior chance de entrever a face de Deus. Mesmo o estabelecimento dos primeiros parques nacionais norte-americanos – Yellowstone, Yosemite, Grand Canyon, Rainier, Zion – obedeceu a essa perspectiva. Paisagens menos sublimes não mereciam ser protegidas, ou seja, o homem relaciona determinados locais da natureza com a presença Deus, mesmo que pressentindo de maneira indefinida e obscura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (127 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com