TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de Contêineres na Construção Civil

Por:   •  12/11/2019  •  Artigo  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

Utilização de Contêineres na Construção Civil

Use of Containers in Civil Construction

Ana Laura Garcia Pádua; Gabriela Silva Paniçolo; Lucas Gabriel Alves dos Santos; Mariana Prado de Oliveira; Vitória da Costa Lima.

Bacharelandos em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas

Professor Doutor Engenheiro Civil Ricardo Couceiro Bento

Avenida Padre Cletus Francis Cox, 661, Country Club, Poços de Caldas

                                 

Resumo

Este artigo está relacionado a uma pesquisa sobre sistemas construtivos inovadores e o tema desenvolvido foi a reutilização do contêiner. O estudo está vinculado à disciplina Atividade Complementar V, lecionada pelo professor Dr. Engenheiro Civil Ricardo Couceiro Bento.

Para solucionar a problemática do acúmulo de contêineres nas regiões portuárias, o mesmo foi inserido na construção civil devido a sua praticidade, agilidade e baixo custo no processo construtivo, diferentemente dos processos tradicionais utilizados, como a alvenaria de tijolos.

O desenvolvimento dessa dissertação aborda os estudos desse sistema construtivo inovador, mostrando a sua origem, suas características principais, vantagens e desvantagens, sua resistência, fundações apropriadas, modelos de contêineres mais utilizados na construção civil, exemplos atuais de aplicação desse sistema, tipos de utilização e normas principais.

Em uma primeira abordagem é apresentado um breve histórico sobre essa unidade de carga mostrando seu desenvolvimento ao longo de sua trajetória. Ademais, são explorados os aspectos gerais dando uma ampla ideia sobre seus diferentes usos. Em sequência, é apresentado com mais profundidade suas utilizações e especificações  na construção civil. E por fim conclui-se que se trata de um sistema que apesar de todas as suas vantagens ainda necessita de aperfeiçoamento.

Palavra-Chave: contêiner, construção civil, inovador, sistema construtivo.

Abstract

This article is related to research on innovative building systems, and the theme developed was the reuse of the container. The study is linked to the Complementary Activity V, taught by Professor Dr. Civil Engineer Ricardo Couceiro Bento.

To solve the problem of container accumulation in the port regions, it was inserted in the civil construction due to its practicality, agility and low cost in the construction process, unlike the traditional processes used, such as brick masonry.

The development of this dissertation addresses the studies of this innovative constructive system, showing its origin, main characteristics, advantages and disadvantages, its strength, appropriate foundations, container models most used in construction, current examples of application of this system, types of use. and main standards.

In a first approach a brief history is presented about this load unit showing its development along its trajectory. In addition, the general aspects are explored giving a broad idea about their different uses. In sequence is presented in more depth its uses and specifications in the civil construction. And finally it is concluded that it is a system that despite all its advantages still needs improvement.

Keywords: container, construction, innovative, construction system.


1    Introdução

1.1 Histórico

Os contêineres que são utilizados atualmente são derivações dos tonéis de madeira que até século passado ainda eram muito utilizados em transportes marítimos. Por não serem padronizados e não comportarem quantidades iguais de produtos, além de se mostrarem um meio inadequado para a indústria que estava se consolidando, foram substituídos por unidades de carga em metal padronizadas. Esse novo formato de armazenamento apresenta longa vida útil e padronização regulada pela Organização Marítima Internacional (I.M.O.), facilitando a carga e descarga e as trocas comerciais.

[pic 1]

Figura 1 – Pátio do porto de Santos lotado em 2014.

Fonte: UPRJ – Site dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro

Em 2015, houve uma queda no fluxo de comércio exterior do Brasil, o que acarretou no acúmulo de contêineres inutilizados nos pátios dos portos. Com o aumento dessas unidades de cargas estocadas, viu-se uma possiblidade de incorporá-las na construção civil. Inicialmente usado como gabinete de obras dentro do canteiro, posteriormente depósito de materiais e em última instância como sistema construtivo.

2        Desenvolvimento

  1. Aspectos Gerais

 

Os contêineres podem ser utilizados de forma definitiva ou temporária na construção civil, sendo que o grau de exigência depende de sua finalidade. A primeira utilização necessita de uma maior atenção desde conhecer a origem do contêiner até ocupação. Já a segunda, não demanda tantos cuidados por se tratar de algo efêmero. Além disso, existem diversos tipos de containers, classificados de acordo com sua utilização no transporte de materiais, sendo o dry box e o open top os mais usados na construção.

  1. Classificação

Um dos tipos mais utilizados na construção é o dry box, sendo totalmente fechado e possuindo apenas uma porta nos fundos. É adequado para o transporte de cargas secas.

Tabela 1 – Dimensões do container Dry Box

[pic 2]

Fonte: Artigo “Estudo do Uso de Containers para a Construção de Edificações Comerciais: Estudo de caso em Construção de Escola de Educação Básica.”

[pic 3]

Figura 1 – Container Dry Box

Fonte: Site Dry Box USA

Outro tipo também usado é o Open Top, o qual possui teto cumeeira em lona, utilizado para transportar bobinas, pedras e granitos.

Tabela 2 – Dimensões do container One Top

[pic 4]

Fonte: Artigo “Estudo do Uso de Containers para a Construção de Edificações Comerciais: Estudo de caso em Construção de Escola de Educação Básica.”

[pic 5]

Figura 2 – Container Open Top

Fonte: Site CG Trader

  1. Utilização definitiva

Para este fim, é necessário ter cautela quanto à procedência do material, pois o risco de contaminações é alto devido ao tipo carga que o contêiner armazenava. Ao adquiri-lo, um laudo deve ser realizado por um técnico para que não ofereça riscos aos futuros moradores, visto que não há como saber o que ele transportava anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (715.9 Kb)   docx (567.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com