TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização do Design Universal em Projetos de Interiores

Por:   •  2/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Utilização do Design Universal em Projetos de Interiores

Tudo que se cria para o uso do homem deve-se adequar a ele, e não o contrário. O conceito de design universal surgiu justamente da necessidade de tornar os produtos ou ambientes acessíveis ao maior número de pessoas, desta forma, cria-se algo para a maioria, pois as minorias são incluídas.

O design universal aplicado aos projetos de interiores tem como objetivo desenvolver ambientes que possam ser utilizados por todos, sem necessidades de adaptações. Se tratando de projetos residenciais, devemos considerar as necessidades individuais de quem vai utilizar o ambiente. Sendo assim, em uma mesma residência podem viver pessoas que apresentem características, idades, habilidades e necessidades diferentes.

Para tornar as residências acessíveis deve-se aplicar os princípios do design universal. É necessário que o ambiente tenha o mesmo significado, o mesmo acesso, a mesma circulação e as mesmas condições de uso para todos, independente das condições físicas do usuário. Um bom exemplo para garantir o acesso e a circulação de todos no ambiente, são as rampas de acessibilidade.

Os equipamentos de uso compartilhado, como por exemplo os sanitários, devem prever a flexibilidade de uso, além de apresentarem um funcionamento simples e intuitivo, não necessitando de experiências ou conhecimentos prévios para utilizá-los. A comunicação do usuário com o ambiente deve ser clara e de fácil percepção, na qual deve-se apresentar de diferentes modos (visuais, verbais, táteis), de acordo as necessidades dos usuários.

Os ambientes devem ser projetados pensando na prevenção de possíveis riscos e acidentes que podem acontecer de maneira não intencional, como por exemplo, instalar pisos antiderrapantes, corrimãos, grades de proteção, etc., afins de minimizar tais riscos. Além disso, os ambientes devem oferecer condições para serem utilizados de maneira eficiente e confortável, com o mínimo de esforço físico possível, como por exemplo, possuir portas, torneiras e lâmpadas com sensores.

Por fim, devemos necessariamente garantir que todos os ambientes tenham dimensões apropriadas para acesso, alcance, utilização e manipulação, principalmente quando há necessidade de tecnologias assistivas, como cadeiras de rodas, carrinhos de bebês e andadores.

Concluímos que a aplicação do design universal em projetos de interiores, além de aumentar a usabilidade do ambiente, proporciona segurança, conforto e autonomia do usuário, ampliando assim sua interação com o espaço e melhorando sua qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com