TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Para Design e Projeto de Produto

Por:   •  27/7/2021  •  Artigo  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Estado de Santa Catarina

Aluno: Gabriel Abreu Scaff

Professora: Fernanda Hansch Beuren

Matéria: Design e Projeto de Produto II

Fichamento 2

SHIBAO, Fácio Ytoshi; MOORI, Roberto Giro; SANTOS; Mário Roberto. “A logística reversa e a sustentabilidade empresarial”.

O aumento da importância dentro da administração de indústrias de todos os portes de uma política de logística reversa pode estar diretamente ligado ao fato da lógica de gestão de fluxos físicos das embalagens e produtos ter um impacto significativo no reaproveitamento e reciclagem de resíduos e materiais na própria cadeia de abastecimento.

Para discussões sobre o assunto, o livro “Logística reversa e sustentabilidade” tráz uma bagagem dissertativa sobre cadeia de abastecimentos partindo de um circuito fechado onde a logística reversa abraça a logística tradicional, passando assim a ter um papel estratégico no ciclo de vida dos produtos. Ao trazer, no pós consumo, os resíduos de volta ao processo de ciclo produtivo agregando valor ao descarte seguro e com muito menor risco ao meio ambiente.

Desenvolvido por autores que compartilharam de conhecimento e experiência sobre os fundamentos teóricos da logística reversa e o impacto que se causa na indústria a propagação da ideia de desenvolvimento sustentável, além de observarem sobre os pilares operativos da logística reversa tirando referências de setor que realizaram estudos de caso sobre controle de resíduos.

Ao todo o livro contra com 193 páginas e seis capítulos com visões administrativas e sitêmicas sobre a logística reversa, detalhando características de instrumentos operacionais das empresas para a propagação do ideal de desenvolvimento sustentável, sob um conjunto de processos e procedimentos realizados desde o pós venda até o pós consumo, todos os estudos com a finalidade de tornar viável a ampliação de ciclos de vida do produto se baseando no reaproveitamento dos resíduos.

Primeiro Capítulo: “Fundamentos da Logística Reversa e Integrada

Já no primeiro capítulo pode-se encontrar uma assimilação de conceitos da área de logística reverta quanto ao número de operações e ações em conjunto que tem como objetivo o crescente avanço da otimização funcional dos resíduos como matérias primas novas, visto que tem um impacto muito positivo para o empresariado com temas de abordagem ambiental, legal e econômica.

Marcos históricos, teóricos e legais da área são demonstrados com base em fundamentos da logística reversa por um meio de viabilidade ecológica, econômica, aplicabilidade operacional dos meios de distribuição reversa tudo isso ligado a circuitos de fluxo pós venda, com as empresas, e logística do pós consumo, com os clientes.

Segundo Capítulo: “Gerenciamento Reverso de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil”

A podrução crescente do lixo que a sociedade moderna consome é relatada para mostrar que problemas como esse de gestão de lixo nos mais diversos municípios brasileiros existem, ainda mais com a falta de serviços de coleta seletiva, destinação de resíduos sólidos para locais adequados como os aterros sanitários ou mesmo a separação de resíduos para novo processo industrial transformando novamente em matéria prima.

Ainda sob o contexto de falta de gerenciamento correto do lixo produzido no Brasil alguns marcos em normas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, alem de administrativos, de transporte, acondicionamento e armazenamento são descritos no livro, afim de ilustrar como a logística reversa se trata de uma atividade prevista na política ammbiental nacional e como ela se faz necessária industrialmente frente ao correto descarte dos resíduos sólidos, não por trazer apenas benefícios ecológicos mas também por questões econômicas como a redução de custos para as empresas.

Terceiro Capítulo: “Logística Reversa de Resíduos de Servísos de Saúde”

O texto aborda o papel da Administração Pública na promoção da sustentabilidade, tomando como referência o seu papel na redução do impacto ambiental e de riscos ao bem estar social por meio do enforcement de uma gestão logística reversa hospitalar circunscrita a um Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS).

Destarte, a logística reversa hospitalar trata-se de uma política efetiva de sustentabilidade à medida que traz repercussões positivas ao meio ambiente com desdobramento na promoção da saúde coletiva, motivo pelo qual o PGRSS tem um papel central no gerenciamento reverso dos resíduos de serviços de saúde dos hospitais, a fim de identificar claramente os fluxos da cadeia logística reversa dos resíduos, nos quais se inserem uma pluralidade de atores, como fornecedores, geradores, transportadores e operadores das destinações finais em um mesmo contexto.

Quarto Capítulo: “Logística Reversa de Resídos de Saúde: o caso de Minas Gerais”

O objetivo da pesquisa sobre a cadeia de resíduos dos serviços foi analisar o gerenciamento reverso dos resíduos de serviços de saúde dos hospitais naquele estado, haja vista que as características empreendedoras do estado de Minas Gerais na área de gestão criam uma aptidão de benchmarking na área temática da saúde, justamente para replicar as boas experiências em um contexto nacional em que os hospitais possuem padrões do tipo tudo ou nada, com tanto, presença, quanto, completa ausência de gestão de resíduos perigosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com