TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE NO DESIGN: Do projeto mercadológico ao sustentável

Por:   •  8/10/2018  •  Monografia  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE DESIGN

ESTÁ SEGUINDO OS PADROES DE PRÉ-PROJETO PARA QUALIFICAÇÃO??[a]

NAIRLENE CARNEIRO[b]

SUSTENTABILIDADE NO DESIGN[c]: Do projeto mercadológico ao sustentavel[d]

São Luís – MA

2018


 [pic 3]

NAIRLENE CARNEIRO

SUSTENTABILIDADE NO DESIGN: Do projeto mercadológico ao sustentável

Pré-projeto apresentado ao curso de Design do Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA, como pré-requisito para a obtenção do grau [e]de Bacharelado em Designer.

Orientador:

Flávio Moraes

BANCA EXAMINADORA

Prof. Helton Bezerra

São Luís – MA

2018


SUMÁRIO[pic 4]

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        04

2. JUSTIFICATIVA        05

3. OBJETIVOS        05

3.1 GERAL        05

3.2 ESPECÍFICOS        05

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        06

5. CRONOGRAMA        06

REFERÊNCIAS        07


1. INTRODUÇÃO – TEMA [f]E PROBLEMATIZAÇÃO

Muitos são os debates que permeiam as profissões na atualidade. Dentre estes verifica-se discussões de como adequar a prática profissional ao desafio sustentável. Dessa forma, as profissões, de arquitetura e design estão dentre as profissões que visam manter um espaço harmônicos, mais completos, funcionais e, sobretudo, eficientes.

Atualmente a busca por essa harmonia verde, atingiu a consciência por projetos mais responsáveis com o meio ambiente, com a sociedade e mais rentáveis também, o que fez surgir o chamado design de interiores sustentável (.[g]

É sobre o presente cenário que se verifica que o profissional de design desempenha um papel fundamental na qualidade ambiente projetado. Nesse aspecto o projeto constitui o fator mais importante na determinação do sucesso do projeto geral - da imagem e atributos da construção e da paisagem aos custos de construção e de ciclo de vida.

Projetar no mercado atual é um empreendimento complexo que exige muitas habilidades e materiais diferentes. Projetos bem-sucedidos é o resultado de um processo de projeto integrado que atende não apenas às necessidades e requisitos do cliente, mas também ao clima, contexto e qualidade, ao mesmo tempo em que atende aos requisitos de sustentabilidade, segurança e bem-estar. Os profissionais de design bem qualificados, que entendem essas complexidades, podem oferecer projetos inovadores que satisfaçam as necessidades do cliente, ao mesmo tempo em que abordam as características exclusivas de um determinado mercado.

A problemática levantada no estudo reside no fato de que apesar de haver o conceito de desenvolvimento sustentável nos projetos, e da consciência constante acerca da harmonização dos ambientes, ainda há alguns entraves no tocante à criação de projetos sustentáveis. Seja por questões econômicas, ou seja por questões culturais, onde ainda prevalece materiais e procedimentos tradicionais que de certa forma mantem a padronização nas construções mercadológicas.

2. JUSTIFICATIVA[h]

A justificativa para a escolha do presente tema repousa sobre a verificação de que no mercado vigente há um conceito generalizado da realidade necessária do pensamento sustentável, há também pensamentos velados sobre a manutenção de projetos tradicionais, que mantém o foco no aspecto mercadológico. Em outras palavras, por mais que o discurso seja de utilizar projetos sustentáveis e buscar a redução dos impactos ao meio ambiente e tornar os projetos economicamente viáveis, nem sempre o que se obtém é condizente com o almejado, principalmente devido o caráter quase que exclusivo dos matérias, estes se tornam muito mais onerosos ao projeto.

Dessa forma o profissional de designer é encorajado a atender às necessidades dos clientes sem se afastar das questões mercadológicas que permeiam tais projetos. Assim passam a trabalhar dentro do contexto de questões mais amplas - não apenas a funcionalidade de uma instalação, mas sua adequação à paisagem circundante.

3. OBJETIVOS[i]

3.1 GERAL 

  • Demonstrar de que forma o profissional de design se posiciona diante de uma nova capacidade de projetar a partir de alternativas sustentáveis[j]

3.2 ESPECÍFICOS[k] 

  • Apresentar os principais conceitos e características do profissional de design;
  • Apontar quais os desafios para um design sustentável no século XXI;
  • Mostrar a aplicação de novas alternativas sustentáveis para o profissional de design.

4. METODOLOGIA DA PESQUISA[l]

A metodologia utilizada é uma revisão de literatura, descritiva. Utilizando como elementos dessa metodologia: pesquisas bibliográficas, dados coletados por meio de normas técnicas e notícias que discorram exclusivamente sobre o tema escolhido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com