TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVER É PRECISO

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE INTERAMERICANA UNIRON DE PORTO VELHO

DOCENTE: GISELE MERCES E GIOVANE MARINI

 DISCENTE: DOMINGOS MAGNO E HÉLIO JUNIO

VIVER É PRECISO

PORTO VELHO - RO

2017

DOMINGOS SAVIO DA SILVA MAGNO

HÉLIO JÚNIO SOUSA CASTRO

VIVER É PRECISO

          Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON, como requisito de avaliação parcial na disciplina de Projeto Urbano I , ministrada pelos Professores. Gisele Merces e Giovani Marini

PORTO VELHO - RO

2017

[pic 1]

  1. RESUMO

Em um geral a área possui diversos mistos, sendo considerada de uso misto. Apenas 50% do total da área é designado a fins residenciais, a outra parcela é entre comércios.

Uma grande potencialidade da região é a porto de embarque e desembarque da cidade, grande quantia de serviços e comércios ali presentes, o que acaba sendo um fator determinante quando se diz respeito ao número de pessoas que ali circulam e ao perfil do usuário, de diferentes lugares, de diferentes classes e idades, atraídos pelos serviços e o comércio da área.

  1. JUSTIFICATIVA

A importância do projeto é dar uma requalificação a área do bairro Baixa da União, o projeto visa mudanças tangíveis e duradouras nas condições de vida das pessoas da comunidade, obras de infraestrutura e urbanismo, e ações sociais que resultam no desenvolvimento social, gerando maior valorização dos espaços públicos de convivência e possibilitando maior autonomia da comunidade.

  1. PROBLEMÁTICA

No bairro apresenta diversos problemas e dificuldades:

  • Habitações precárias, sem infraestrutura, com riscos diversos.
  • Precariedade construtiva
  • Alojamento provisório precário, sem condições mínimas de habitabilidade.
  • Vias sem infraestrutura e sem saída.
  • Paisagem desagradável e sem arborização.

  1. OBJETIVOS

O objetivo desse projeto é assegurar o direito à moradia adequada e a eliminação de condições de riscos à vida, segurança, combinando obras de infraestrutura e implantação de equipamentos públicos e serviços.

Despertar na comunidade o sentimento de responsabilidade e pertencimento pelo bom uso e conservação das suas moradias.

  1. ESTRATÉGIAS

A estratégia é construir e estabelecer um conjunto comunitário, articular arranjos de gestão abrangendo áreas de políticas sociais que poderão ser implementadas pelo Poder Público e pela iniciativa privada, garantir assim o acesso à casa própria e melhorar a qualidade de vida da população do Baixa União.

6. PROPOSTA PROJETUAL

O projeto de requalificação do bairro Baixa da União busca a construção de um conceito, que permita transformar a região em uma área animada, segura e atraente, redefinindo os significados de uso e qualificando os espaços urbanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com