TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Velhas Cidades e Nova Construção Urbana

Por:   •  26/1/2017  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 2

O texto aborda soluções urbanas encontradas em Roma a partir de um projeto urbanístico, a fim de valorizar, transformar e melhorar o traçado da cidade na época. Também fala do crescimento das novas cidades em relação aos parâmetros arquitetônicos e urbanísticos da cidade antiga.

Com a criação do projeto urbano para cidade de Roma, abriu-se vias e mudanças no traçado da cidade histórica, transformando entraves em rotas e novos espaços urbanos, a fim de modificar o espaço e adequar as necessidades da época.

Segundo os pensamentos de Giovannoni a nova cidade que se sobrepõe sobre a antiga é capaz de suprir as novas necessidades exigidas, além de perdurar as mudanças de sociedade e de eras. Para o autor a nova cidade está munida e preparada para receber os imprevistos urbanos.

Giovannoni fala que as novas cidades, assim como as cidades do século passado que passavam pelo processo de crescimento, obtiveram o crescimento desordenadamente e possui razão em dizer isso. A cidade cresce de maneira desordeira e tumultuada gerando uma série de problemas urbanos.

Segundo o autor, o maior desafio do urbanismo é a boa relação e respeito dos edifícios históricos, bem como todo seu contexto. O edifício, a praça histórica, por exemplo, devem ser respeitadas e haver uma boa relação com o novo, o que faz parte da nova cidade deve “conversar” com o antigo, pois o patrimônio conta e mostra a passagem do tempo e as marcas da sociedade anterior, ou seja, conta o passado da cidade.

De acordo com os fatos mencionados, podemos concluir que as novas demandas da cidade moderna acabam gerando a exclusão dos valores históricos, ou seja, das ruas, dos monumentos, edificações históricas etc. isso além de gerar o esquecimento do patrimônio, traz falta de conhecimento da população sobre a história das cidades, pois com o crescimento acelerado do novo acaba apagando o passado urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com