TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vertentes da arquitetura pós-moderna

Por:   •  2/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Casa da Família Smith-Richard Meier

Richard Meier bebia dos conceitos da Continuidade da Modernidade Clássica com inspiração em Le Corbusier, o qual trabalhava com espaços fluídos horizontal e verticalmente, com combinação de formas puras, espaços translúcidos e planta livre.

A Casa da Família Smith foi construída entre os anos 1965-1967, em meio as rochas e árvores com vista para Long Island Sound largo da costa de Connecticut.

Implantação: um conjunto denso de sempre-vivas está situado na entrada da propriedade. Atrás, a terra é limpa e sobe para o centro do terreno, em seguida, cai bruscamente para a costa rochosa e uma pequena enseada de areia.

Meier trabalhou na escultura da casa com a base fundamental cúbica por meio da adição e da subtração de operações. Linguagem arquitetônica: moderna, formada por uma trilogia: o branco, um módulo (nesse caso, o quadrado) e a luz.

A fachada posterior é tratada como uma fachada fechada, com pequenas aberturas;

Enquanto a frente é uma fachada aberta com grandes painéis de vidro com vista sobre o horizonte extenso.

É válido ressaltar que, muitas vezes, é pensado que a casa foi construída com concreto, quando na verdade ela foi feita de madeira. A ligação entre os dois espaços contrastantes que formam a casa, o privado e o público, expressase através de dois sistemas estruturais. Em espaços públicos, a estrutura consiste em colunas de aço redondas de pé livre de apoio e vigas do telhado. No lado privado as paredes são de madeira.

A lareira, localizada em frente à entrada, é empurrada para fora por um quadro estrito de pilares. Suspenso entre a lareira de tijolos e pilares estruturais, a parede de vidro cria uma tensão sutil. Os trilhos dos níveis superior e inferior com um retrocesso a partir do vidro acentuam esta sensação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com