TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZONAS DE EXPAÇÃO NA CIDADE DE ARACAJU

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

UNIT

UNIVERSIDADE TIRADENTES

PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DA EXPANSÃO DA CIDADE DE ARACAJU

GYESSE KAROLINE SANTOS OLIVEIRA

NILMA DOS SANTOS ANDRADE CASTRO

ARACAJU- ABRIL 2015


PRATICAS INVESTIGATIVAS II

Problemas ambientais decorrentes da expansão Da cidade de Aracaju

 

- INTRODUÇÃO

Assim como várias cidades Brasileiras, Aracaju vem crescendo ao longo dos anos e consequentemente traz consigo problemas típicos de cidades metropolitanas. Novas zonas de para expansão da cidade e localidades proveniente de invasões são inevitáveis. No entanto, A falta de um planejamento diretor e fiscalização transforma essas segregações em áreas carentes de infraestrutura e ocasionador de uma ignorada degradação ambiental.  Como resultado, importantes recursos naturais, como por exemplo, mangues e os rios estão sendo assolados por esse crescimento desajustado.  De acordo com a Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD, 1988, 1991) os objetivos que derivam do conceito de desenvolvimento sustentável estão relacionados com o processo de crescimento da cidade e objetiva a conservação do uso racional dos recursos naturais incorporados às atividades produtivas. Portanto, É de conhecimento que o crescimento da cidade de Aracaju deveria vir juntamente com o comprometimento do desenvolvimento do manguezal e preservação dos rios. A Lei N.º 6.938, com base nos incisos VI e VII do Art. 23 e no Art. 225 da Constituição, estabelece a Política Nacional de Meio ambiente deferindo os órgãos locais, ou municipais, como responsáveis por atividades de controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras. Contudo, na maioria das ocorrências esses requerimentos não são atingidos por estas organizações aracajuanas.

 A situação da Zona de Expansão Urbana de Aracaju está cada dia mais delicada com o passar dos anos. A especulação imobiliária e a falta de um planejamento urbanos mais efetivo focado em reduzir drasticamente a atual fragilidade ambiental, deixam os mangues e rios vulneráveis a uma provável devastação.


JUSTIFICATIVA

O benefício trazido por este estudo é o de conscientizar a população sobre a deficiência de um crescimento desordenado e das graves consequências causadas por este ato. A presença de um plano diretor com estruturação voltada para o aproveitamento dos bens naturais, aliadas com um partido urbanístico que agregue valor ao solo cedido à edificação, tende a proporcionar a boa fluência da vida humana em paralelo à preservação das fontes naturais tão necessárias ao homem.

O plano diretor da cidade, ainda que existente, mostra-se ineficaz por isso é importante que sejam defendidas propostas com o intuito de garantir a acomodação pacífica do homem em relação à natureza, uma vez que podemos observar que o assentamento de pessoas também é feito de forma ilegal, geralmente em áreas naturais de grande importância.

Com as exposições aqui descritas espera-se atingir a população de uma forma mais generalizada, através da conscientização da preservação dos bens naturais ofertados pela cidade e melhor estruturação da mesma garantindo a qualidade de vida para seres que nela residem e maior aproveitamento do solo ofertado para execução das obras necessárias à vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com