TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DA ZONA CENTRO-SUL DA CIDADE DE MANAUS

Por:   •  3/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DA ZONA CENTRO-SUL DA CIDADE DE MANAUS

MANAUS - AM

2017


ALESSANDRA CAMPOS ALVES

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DA ZONA CENTRO-SUL DA CIDADE DE MANAUS

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, como requisito de nota parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa Educacional I, sob a responsabilidade da Professora Drª Marivan Tavares dos Santos.

MANAUS - AM

2017


SUMÁRIO

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA        3

2 PROBLEMATIZAÇÃO        3

3 JUSTIFICATIVA        4

4 OBJETIVOS        5

5 REFERENCIAL TEÓRICO        6

6 METODOLOGIA        7

7 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        8

8 ORÇAMENTO        9

REFERÊNCIAS        10


1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O uso das tecnologias da informação e comunicação em uma escola da Zona Centro-Sul da cidade de Manaus.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula?


3 JUSTIFICATIVA

Vivemos um novo momento de conhecimento, melhor dizendo, estamos vivendo em uma época mais conhecida como “era da informação”. As tecnologias vêm ganhando mais espaço, as informações nos são disponíveis a todo instante e por diversos meios de comunicação. E ao discutir sobre toda essa gama de conhecimento e mudança torna-se relevante destacar que a escola também é participante desse processo contínuo de mudança pela qual está inserida a sociedade.  

É visível que a sociedade passa por mudanças em diversos âmbitos e a educação está incluída nessas transições: o mundo torna-se mais moderno, os alunos não são como os de antigamente, e a técnica de ensino já não funciona com os atuais alunos. Assim, para que aconteça uma aprendizagem significativa ligada ao universo do aluno, é necessário que o professor atualize a sua metodologia de ensino com o intuito de penetrar no mundo do aluno.

Diante dessa realidade, ao abordar sobre ensinar nos tempos atuais é essencial considerar esse novo momento em que vivemos e reconhecer a bagagem de conhecimento que o aluno traz ao ingressar na escola e a partir disso destacar a importância da adoção das tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s) como metodologia de ensino indispensável para o professor em sala de aula, possibilitando o processo de ensino e aprendizagem.

         


4 OBJETIVOS

4.1 Geral

Analisar como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula.

4.2 Específicos

4.2.1 Objetivo específico 1

Descrever como é efetivado o emprego dos recursos tecnológicos na escola.

4.2.1 Objetivo específico 2

Evidenciar as contribuições do uso das tecnologias no processo de aprendizagem.

4.2.1 Objetivo específico 3

Identificar os desafios para aliar tecnologia à educação.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

O presente projeto vem discutir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, os subtópicos do referencial teórico trazem a concepção de alguns autores que abordam sobre a contribuição das TIC’s como metodologia de ensino a serem adotadas pelo professor em sala de aula, entendendo que a escola tem um importante papel na formação e no desenvolvimento do homem.

Diante disso, um aliado insubstituível dessa concepção de escola é o uso de tecnologias como: computadores, televisores, celulares e outros. Possibilitando novas metodologias e possibilidades da busca do conhecimento dos alunos, principais beneficiados com o sucesso no emprego desses recursos.

Além disso, será destacado alguns obstáculos que impedem a concretização de fazer essa união entre tecnologia e educação para contribuir com o processo educativo.

5.1 As Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC’s: breve contextualização

A educação vive um novo momento de ensino e tal evento exige que o sistema educacional não se restrinja em utilizar somente os instrumentos tradicionais ( quadro negro, giz, papel, lápis, cadernos, livros, etc) – que  em alguma época do passado foram recursos essenciais para a educação e produção do saber vivida naquele determinado momento.  Atualmente é necessário que seja desenvolvida novas metodologias de ensino e novos meios e pontes para a construção do saber, caso contrário, a escola se delimitará a construir um modelo de educação vazio, sem sentido e sem significado algum para os alunos da sociedade vigente.

Segundo Ferreiro (2002), existem crianças que aprendem a escrever no computador antes de escrever com lápis e papel. A escola não pode ignorar isso, pois tem a responsabilidade de disponibilizar às crianças com o que há de melhor em tecnologias disponíveis no momento.

Nesse processo de saber mediatizar o ensino Moran (2001), diz que o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de provocação na sala de aula. Melhor dizendo, caberá aos professores a ajudar a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que existe no universo tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (221.1 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com