TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE INVESTIMENTO

Por:   •  26/8/2016  •  Dissertação  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

O bom desenvolvimento da empresa depende de um bom analista de investimentos, o bom investidor deve tomar precauções ao tomar descisões sobre investimentos. O capital aplicado por terceiros e o proprio capital dos acionistas precisa ser investido visando o lucro da empresa, levando em conta o risco, e se a empresa pode ou não lidar com esses riscos. É nesse momento que entra a analise do Efeito Tesoura, o bom investidor vai observar todas as possiveis consequencias de determinado investimento, buscando a maximização do capital.

Há alguns termos importantes que devemos considerar para o entendimento correto dos estudos sobre alavancagem financeira. Alavancagem esta diretamente ligado as formas que a empresa busca para aumentar seu lucro, ou mutiplicar as rendas da empresa, enfim, são as estrategias que os proprietarios ou administradores usam visando resultados positivos. Esse tipo de estrategia pode ser bom para empresa, mas tambem significa um risco, pois não se sabe o resultado futuro, podendo ter como consequecia uma grande dependencia de recursos de terceiros, gerando o ‘efeito tesoura’.

O ‘efeito tesoura’ acontece quando os lucros da empresa não são suficientes para cobrir os custos financeiros, como por exemplo juros excessivos. O termo fica mais claro quando posicionamos os dados em um grafico, porque, por meio de uma analise podemos perceber a imagem de uma tesoura com as laminas abertas. Isso acontece quando o aumeno do capital de giro (CDG) da empresa não é na mesma intensidade e velocidade que a necessidade de capital de giro (NCG). O capital de giro é definido pelo ativo circulante menos o passivo circulante, como o prorpio nome mostra é o saldo que a empresa tem disponivel para arcar com as operações e gastos gerados por ela mesma. Já a necessidade de capital de giro é identificada pelo ativo ciclico menos passivo ciclico, ou seja, é o valor que a empresa precisa para quitar suas obrigações e investir nas operações internas.

Por meio do efeito tesoura os administradores podem estabelcer planos de mudança, podem perceber se até entao  suas estrategias estão funcionando, ou se está tendo um efeito contrario ao esperado. Caso os efeitos sejam mais negativos do que positivos, o empresario precisa estabelecer mudanças para aumentar o capital da empresa a fim de reparar os danos do efeito tesoura. É importante tambem, que os responsaveis pelas mudanças não dependam apenas de recusros externos a curto prazo, pois ai a empresa ficara a merce das variações de mercado.

Há algumas formas de evitar esse efeito tesoura, a empresa precisa buscar formas de desenvolver seu proprio capital, contrabalancear os lucros e suas despesas, tentar minimizar os riscos e buscar emprestimos e financiamentos a medio e longo prazo, que são menos favoraveis para os bancos, só que mais vantajoso para a desenvolvimento financeiro da empresa. É importante tambem controlar a geração e a distribuição elevada dos lucros. A redução ou o aumento inesperado das vendas tambem podem influenciar o caixa e o estoque da empresa, causando um descontrole, varios fatores atingem diretamente o capital e a necesidade do capital de giro, então os responsaveis devem sempre estar atentos aos efeitos que certas moviemntações podem ter sobre o futuro da entidade.

Enfim, como resumo final podemos concluir que os investimentos financeiros sempre vão atingir o desenvolvimento da empresa, então precisamos sempre analisar como um todo os riscos que estamos dispostos a correr, o que a empresa pode suportar e o que não poderia. O lucro  não pode ser muito elevado e tambem não pode estar a baixo das necessidades que a empresa tem. E ao buscar maneiras de aumentar a renda não deve-se esquecer que quanto menos a empresa depender de investimentos externos, menos exposta e dependente ela será com relação ao mercado  financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com