TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  1/6/2020  •  Resenha  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO DO LIVRO

ANÁLISE DAS DEMONSTAÇÕES CONTÁBEIS

Contabilidade Empresarial

Autor - José Carlos Marion - Editora Atlas S/A - 7ª edição - 2012

Professor Me José Estevão Duran

Grupo 2 Erica Ferreira Lima de Castro

Paginas 23 a 32 do capítulo 2 Alguns cuidados para a análise e,

Paginas 45 a 62 do capítulo 3 Demonstrações contábeis a serem analisadas

RESUMO GERAL

Capitulo 2 – Alguns cuidados para a analise

Os índices servem para facilitar a analise dos dados, no entanto, se não tiver a devida atenção, pode-se ter uma falsa imagem da situação financeira da empresa.

Assim como a importância da analise correta e detalhada dos índices, o usuário deve prestar toda a atenção possível na base utilizada para calcular os índices.

2.1 – Exemplo de interpretação da distorcida de índice

O gerente da Cia lubrificação foi demitido pelo diretor-presidente, pois o lucro da empresa caiu de $1.0 milhão para $ 700 mil. O relatório de analise indica um decréscimo de 30%

20X1 ------    20X2 ---- Decrescimo do lucro -------- Evolução Percentual

Lucro               Lucro            $300 mil                        30% - 300/1000

$1,0 milhao   $700 mil

Para o ano de 20X3, foi contratado o Sr. Distorce tudo, na qualidade de gerente. Como “resultado de seu esforço”, conseguiu atingir o montante de $910 mil de lucro. O relatório de analise elaborado pelo próprio gerente, indica um acréscimo de 30% e um parecer do qual consta a “satisfação” em recuperar plenamente o decréscimo do ano anterior. O relatório é elaborado da seguinte forma:

20X2  ---------- 20X3 ----- Acrescimo do lucro -------- Evolução Percentual

Lucro           Lucro              $210 mil                        30% - 210/1000

$700 mil           $910 mil

Você concorda com o relatório acima? Como pode o lucro de uma empresa decrescer 30% e no ano seguinte, ser recuperado plenamente, em termos percentuais, se em 20Xq o lucro era de $1,0 milhão e do ano 20X3 é de 910 mil?

2.2 – Reclassificações das demonstrações contábeis

Algumas contas devem ser reclassificadas par melhor representar as explicações e as origens dos recursos informados no balanço patrimonial

Exemplos de Contas:

  • DUPLICATAS DESCONTADAS

Uma conta redutora de duplicatas a receber (ou clientes), se caracteriza uma obrigação, pois em caso de inadimplência do cliente, a empresa precisa pagar a instituição que lhe adiantou o valor, nesse caso se reclassifica para o patrimônio liquido.

A reclassificação facilita a vida do analisa pela padronização dos critérios para todas as empresas, se uma empresa desconta suas duplicatas e outra faz empréstimos bancários, ambas terão no patrimônio liquido, uma divida com terceiros.

  • DESPESAS DO EXERCICIO SEGUINTE

São despesas pagas antecipadamente que afetarão os resultados seguintes, não poderão ser usados para saldar dividas e são reclassificadas no patrimônio liquido.

  • NÃO CIRCULANTE (SUBSTITUI O PERMANENTE)

Se o balanço estiver de acordo com a Lei das S.A não se vê necessidade de reclassificar as contas de investimentos e Imobilizados, porem no Diferido, onde as despesas afetarão os resultados futuros, as contas são reclassificadas para o patrimônio liquido.

  • RESULTADOS DE EXERCICIOS FUTUROS (EXTINTO)

São as antecipações das receitas, deduzidas dos custos. De acordo com a MP499/08 e a Lei 11.941/09 seus saldos vao para o passivo não circulante, devidamente destacadas as receitas e despesas.

Os valores recebidos por antecipação (adiantamentos) classificados indevidamente no grupo de resultados futuros (pois pode ser que seja necessário devolver caso as condições contratuais não forem cumpridas) em anos anteriores a 2008 deverão ser assim reclassificadas:

  • No Passivo Circulante (se vencerem ate o fim do exericio seguinte)
  • Exigivel a longo prazo (Passivo não circulante) se vencerem após o exercício seguinte

Desta forma, esse grupo é extinto, sendo reclassificado no patrimônio liquido ou Passivo Exigivel.

  • LEASING

A lei 11638/07 alterou a Lei das S.A, redefinindo o subgrupo imobilizado, sendo de propriedade ou não da empresa, deverão ser contabilizado no ativo, assim, o leasing que era considerado um aluguel, passa a ser considerado Ativo (apenas para fins contábeis)

Capitulo 3 – Demonstrações contábeis  a serem analisadas

Analisar as demonstrações contábeis é decompor, comparar e interpretar as demonstrações, extraindo informações para se tirar conclusões sobre a situação econômica e financeira da empresa analisada. Outro ponto importante é analisar os índices relativos, comparados aos exercícios anteriores.

  • BALANÇO PATRIMONIAL (BP)

È um documento onde é possível destacar a evolução do patrimônio total da empresa em um certo período e analisar sua situação financeira.

O balanço patrimonial é essencial para manter o controle de custo e acompanhar o patrimônio

O balanço é composto por 3 grandes categorias: Ativo (Bens e direitos ) ; Passivo (Obrigações) e Patrimonio Liquido (Diferença entre o ativo e o passivo)

  • DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (DRE)

É uma demonstração onde se evidencia a formação do resultado liquido devendo ter alterações em um exercício, através da comparação das receitas, custos e resultados apurados segundo o regime de competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com