TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE BI (BUSINES INTELIGENCE)

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  2.286 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Realize uma pesquisa ou reforce seu conhecimento sobre o significado de dimensões e fatos em uma solução de BI. Com isso, identifique e descreva pelo menos quatro dimensões na concepção da solução de BI para a diretoria comercial.

Uma solução de BI (BUSINES INTELIGENCE) nada mais é do que um conjunto de teorias, processos, metodologias, tecnologias e estruturas capazes de transformar enormes quantidades de dados brutos em informações relevantes para a tomada de decisões empresariais. Esse conceito abrange desde a coleta até o monitoramento das informações que suportam a gestão do negócio.

  1. Identifique e descreva duas “tabelas” de fatos da solução e, para cada uma delas, apresente pelo menos dois “campos”.

Production planning (PP) - Sequenciamento ou agenda das encomendas a produzir é uma funcionalidade de exemplo.

Controlling (CO) - É um nome comum associado a área de contabilidade, sendo ampos de exemplo, recebidos e à pagar.

  1. Para cada uma das tabelas dos fatos, indique de qual sistema ou módulo de ERP pode servir de fonte de dados da ferramenta ETL para carga de dados na solução. Indique pelo menos dois sistemas distintos.

Para o PP (Production planning) os dados deverão ser extraídos do módulo de estoque e do módulo de contratos.

Já para o CO, podemos analisar os dados contidos em custos e faturamento.

  1. Opcional - Caso queira aprender ainda mais com a atividade, pesquise sobre o que são modelos de dados analíticos em Estrela e em Floco de Neve e realize um breve rascunho de um dos diagramas lidando com o solicitado nas questões A e B.

O nome “estrela” se dá devido à disposição em que se encontram as tabelas, sendo a tabela fato centralizada relacionando-se com diversas outras tabelas de dimensão. Nesse modelo os dados são desmoralizados para evitar joins entre tabelas, diminuindo o tempo de consultas, no entanto devido a repetição de dados, utiliza mais espaço em disco. A vantagem desse modelo é a eficiência na extração de dados, o que é um grande diferencial em se tratando de um data warehouse.

Veja um exemplo da estrutura do Star Schema na figura a seguir:

[pic 1]

Outro tipo de estrutura bastante comum, é o modelo de dados Snow Flake (Floco de Neve), que consiste em uma extensão do modelo Estrela onde cada uma das "pontas da estrela" passa a ser o centro de outras estrelas. Isto porque cada tabela de dimensão seria normalizada, "quebrando-se" a tabela original ao longo de hierarquias existentes 30 em seus atributos. Recomenda-se utilizar o esquema floco de neve apenas quando a linha de dimensão ficar muito longa e começar a ser relevante do ponto de vista de armazenamento. Veja um exemplo da estrutura do Snow Flakes na figura a seguir:

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (257.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com