TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 11

                              [pic 1]                             

Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade I

Curso de Ciências Contábeis

                              Estrutura de Análises das demonstrações contábeis

Taubaté/SP

2015

 Aluna: Ana Beatriz dos Santos Izaias  RA: 6852460592

Aluna: Camila Fernandes Gomes  RA: 6659371533

Aluna: Gisele de Fátima da Silva Camargo         RA: 6931431305

Aluna: Juliana Andréia Batista da Silva   RA: 6618352643

Aluna: Marilia Gabriela Silva   RA: 8487177059

                                               

                                                                Análise Financeira

Trabalho da disciplina de Estrutura de Análise, apresentado a Faculdade Anhanguera – Unidade I, do Curso de Ciências Contábeis, sob a orientação do professor Clodoaldo  Prudente.

                                     

                                                          Taubaté

                                                             2015

                                                       SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................................  04      

 

2. ESTRUTURA DO BALANÇO......................................................................................04

3. ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS................................06

4. ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL..............................................................08

5. MÉTODO DUPONT................................................................................................... 09          

6. TERMOMETRO DE KANITZ ...................................................................................11

7. CAPITA DE GIRO/ CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA ESTRUTURA E ANALÍSE DO FLUXO DE CAIXA.............................................................................................................................12

8. SEMINÁRIO DE CONCLUSÃO................................................................................13              

INTRODUÇÃO

Toda empresa tem como objetivo o lucro da venda de seus produtos ou da prestação de serviços prestados. Porém, todo produto carrega em seu preço, a tributação imposta pelo país, em todas as suas fases, desde a produção até a comercialização e prestação de serviços.

A estrutura de análise nos oriente e intera sobre a evolução ou a falta dela em relação a saúde financeira da empresa uma ferramenta importante tanto para o próprio empresário como para gestores, investidores e para o governo ou fisco.

2. ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO

O Balanço mostra qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos. O Balanço também mostra como os recursos serão distribuídos dentro do Ativo e, de forma muito genérica, em quanto tempo tais recursos irão ser recuperados ou novamente transformados em dinheiro.


Circulante: é o ativo que a empresa tem o direito de receber ou realizar no prazo de 12 meses a partir da data do balanço. As principais contas que entram nesta nomenclatura são: caixa bancos, aplicações financeiras, duplicatas a receber e estoques.

Realizável  a longo prazo : ativos que serão recebidos  ou realizados após 1 ano principais contas são : crédito de coligadas/controladas.

Permanente : são  ativos que  não estão disponíveis para a venda a realização da atividade dos mesmos é lenta e demoradas  são classificados nesta conta: investimentos imobilizado

PASSIVO

       O passivo representa as dívidas e obrigações da empresa, que se divide em 3 grupos e cada grupo define um prazo para o pagamento de dívidas como definimos contas a pagar.


Circulante
: dividas que empresa tem que pagar no máximo de 1 ano; principais contas de fornecedores os salários de funcionários e encargos impostos a pagar em geral todas as contas e obrigações que a empresa obteve.


Exigível a longo prazo :são dividas que a empresa deve pagar a partir de 1 ano, financiamentos impostos parcelados dívidas de concordata.


Patrimônio Líquido: podemos dizer que recursos que são de propriedade dos sócios que permanece com empresas principais contas: capital social reservas, reservas de lucros e lucros acumulados

Quanto maior o volume de recursos de terceiros (fornecedores, impostos, salários, empréstimos, etc.) representa maior risco financeiro, pois a empresa passa a trabalhar muito mais com recursos de outros que com seus próprios recursos.

3. ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

A Demonstração de Resultado mostra:

RECEITAS são fontes de recursos - São todas as receitas, tais como Receitas de Vendas, Receitas Financeiras e, quando for o caso, Equivalência Patrimonial, Resultados não Operacionais, C.M. Balanço.

DESPESAS são as aplicações de recursos - São todas as despesas ou custos, tais como: Custos Produtos Vendidos, Despesas Operacionais (com Vendas, Administrativas e Financeiras), Provisão Imp. Renda e, quando for o caso, Equivalência Patrimonial, Resultados não Operacionais e C.M. do Balanço.

Diferentemente do Ativo e Passivo, que mostram os saldos de cada conta, a Demonstração de Resultados mostra a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (250.7 Kb)   docx (203.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com