TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO DE ERROS E FRAUDES

Por:   •  6/3/2022  •  Artigo  •  6.700 Palavras (27 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

A AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO DE ERROS E FRAUDES

Monaliza Silva Ferreira Graduanda em Ciências Contábeis - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

monaliza_ferreira10@hotmail.com Crislayne Bruna Ferreira de Lima

Graduanda em Ciências Contábeis - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

cbrunalima@yahoo.com.br

RESUMO

A auditoria é um conjunto de técnicas e procedimentos, exercidos por um profissional da contabilidade de forma sistemática, com intuito de apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações dentro de uma organização e sobre estes emitir uma opinião. É de suma importância, ter conhecimento de que a auditoria interna pode contribuir em abundância para um desenvolvimento seguro e confiável da instituição. Atualmente, a auditoria interna exerce um papel extremamente importante dentro destas instituições devido ao grande fluxo de capital que gira em torno das mesmas, sendo assim o maior alvo de fraudes, tanto internamente como externamente. Assim, o objetivo desta pesquisa é evidenciar a relevância da auditoria dentro das instituições financeiras de Mossoró – RN, não só como um meio de detecção, mas também como um meio de prevenção de erros e fraudes.    Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso de natureza descritiva e caráter qualitativo e aplicado questionário online com questões objetivas. O resultado da nossa pesquisa foi satisfatório, uma vez que atingimos nosso objetivo evidenciando a relevância da autoria interna. Diante disto, concluímos que, apesar de ser comprovada a relevância da auditoria nas instituições financeiras há uma discrepância em relação ao conhecimento do administrador acerca das informações que são necessárias para a realização de uma auditoria eficiente.

Palavras Chaves: Instituições Financeiras. Auditoria Interna. Fraudes.

ABSTRACT

The audit is a set of techniques and procedures, exercised by an accounting professional in a systematic way, with the purpose of ascertaining the accuracy of accounting records and the reality of the operations within an organization and giving them an opinion. It is of the utmost importance to be aware that internal audit can contribute in abundance to the safe and reliable development of the institution. Currently, internal audit plays an extremely important role within these institutions due to the large flow of capital that revolves around them, thus being the largest target of fraud, both internally and externally. Thus, the objective of this research is to highlight the relevance of the audit within the financial institutions of Mossoró - RN, not only as a means of detection, but also as a means of preventing errors and fraud. A bibliographic research and a case study of a descriptive and qualitative nature were carried out and an online questionnaire was applied with objective questions. The result of our research was satisfactory, since we reached our objective evidencing the relevance of internal authorship. In view of this, we conclude that, although the relevance of the audit to financial institutions is proven, there is a discrepancy in relation to the administrator's knowledge about the information that is necessary for an efficient audit.

Key Words: Financial Institutions. Internal Audit. Frauds.

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência que estuda, informa, retrata e demonstra aos seus usuários, (investidores, clientes, proprietários, financiadoras, etc.), a situação patrimonial da empresa. É a ciência formadora de uma especialização denominada auditoria, que tem como base uma ferramenta de controle da própria contabilidade.

Devido o grande número de informações recebidas atualmente pelas empresas, vê-se a necessidade de um controle mais eficaz, tanto interno como externo. A auditoria tem como função principal: examinar e avaliar documentos, procedimentos e lançamentos contábeis da empresa, verificando se estão de acordo com as normas e procedimentos legais exigidos pela contabilidade.

A auditoria externa, segundo Franco e Marra (2001) é aquela realizada por profissional liberal, auditor independente, sem vínculo do emprego com a entidade auditada e que poderá ser contratado para auditoria permanente ou eventual. Assim, o auditor poderá realizar uma auditoria de

acordo com seus próprios métodos e conveniências, desde que obedeçam as normas. A auditoria externa desempenha um papel extremamente importante para as organizações sujeitas a esta avaliação, pois é com ela que acionistas e investidores das empresas de capital aberto verificam a veracidade das informações prestadas.

A auditoria interna, ainda de acordo com Franco e Marra (2001) é aquela que é exercida por um contador que seja funcionário da empresa, e este estará presente integralmente dentro da organização, examinando seus documentos, registros e procedimentos, devendo ele, mesmo que fazendo parte do grupo de colaboradores da empresa, exercer sua função com total independência profissional, seguindo as regras e obedecendo as normas de auditoria, sendo que o fato de ter um vínculo empregatício não venha a interferir no resultado final de seu trabalho. Trazendo para a empresa inúmeras vantagens, a auditoria interna exerce permanentemente um controle prévio de todos os atos, sendo o auditor livre para acessar qualquer departamento, solicitar qualquer informação e dados, uma vez que suas análises e relatórios auxiliarão os gestores para tomada de suas decisões.

Atualmente há uma grande quantidade de escândalos fraudulentos na área contábil e financeira das empresas, o que nos leva a uma reflexão do papel e da eficácia deste departamento nos processos de detecção de fraudes. Os erros e fraudes cometidos contra as empresas têm impactos diretos na sociedade, pois com a globalização da economia os mercados financeiros deixaram de ser regionais e passaram a ser mundiais. Deve-se salientar que, aliado a auditoria interna está o controle interno das instituições, que tem papel primordial, tanto na prevenção como na correção de fraudes, visto que uma empresa dificilmente confirmará continuidade do negócio sem manter controles que possam garantir o fluxo de operações. (Nascimento e Pereira, 2005)

É notória a busca por novos recursos de financiamento nas instituições financeiras por parte de pessoas e empresas, isto é decorrente do atual cenário de recessão da economia, que impulsiona a busca por novos meios de se obter credito. Devido ao alto valor de capital que movimentam essas instituições, aumentam-se as tentativas de fraudes, sejam elas internas , quando é advinda de funcionários da própria instituição, ou externa, quando é praticada por pessoas sem vinculo empregatício com as instituições financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (555.6 Kb)   docx (366.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com