TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Científica é Aplicável Atualmente?

Por:   •  10/9/2023  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

Lucas Yang 13642481

A Administração Científica é aplicável atualmente?

1-) A abordagem da Administração Científica, desenvolvida por Frederick W. Taylor, tem como objetivo solucionar os principais problemas da administração por meio da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) a fim de alcançar maior produtividade e eficiência nas atividades industriais.

Para tal finalidade a divisão, a padronização e a hierarquização são imprescindíveis para a máxima capacidade produtiva. Nesse modelo organizacional, problemas como vadiagem sistêmica é solucionada por estabelecimento de ritmo de trabalho e tarefas contínuas. A falta de uniformidade é substituída por padronização do trabalho.

Contudo, a estrutura apresenta algumas desvantagens, tais como: a fragmentação do trabalho, controle gerencial e hierarquia rígida levam a desmotivação e alienação dos funcionários, além do desequilíbrio na carga de trabalho

Contudo, a estrutura apresenta algumas desvantagens tais quais a fragmentação do trabalho, implicando a alienação dos funcionários em relação à própria importância dentro da empresa, consequentemente a desmotivação.

2-) A Administração Científica pode ser observada em prática, principalmente, nas fábricas em que há atividades repetitivas como montadoras de veículos como a Ford, ou nas montadoras de smartphones como a Apple. Além desse contexto fabril, nas empresas prestadoras de serviços, é possível observar a presença de setorização e padronização de função de diferentes áreas, a Amazon por exemplo possui o setor financeiro e o setor logístico, ambos os setores possuem gestores distintos e a função exercida por elas é específica e padronizada.

3-) É possível observar a extensa aplicabilidade da Administração Científica em ramos de negócios distinto, apesar de “antiga”, os conceitos continuam funcionais e observa-se a aplicação desses princípios em fábricas e em empresas prestadoras de serviços.

Expandindo esses princípios, podem até ser utilizados em meios distintos de ramos empresariais como em trabalho em grupo de escolas e faculdades, gestão de eventos estudantis, entre outras organizações “informais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (23.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com