TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alegoria da Caverna

Por:   •  3/9/2015  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 2

A Alegoria da Caverna

Renato de Carvalho Gomes Benevenuto

        A Alegoria da Caverna, escrita por Platão no século IV a.C – um filósofo grego, cujas ideias influenciam a filosofia – e encontrada na obra “A República”, livro VII, trás a história de habitantes de uma caverna e suas relações com a escuridão. Nessa metáfora, ocorre um diálogo entre Sócrates e seu discípulo, Glauco.

        A história ocorre com o aprisionamento de determinadas pessoas em uma caverna, onde vivem em escuridão plena e tem como referência do meio exterior apenas um feixe de luz. Como jamais viram outras imagens, os prisioneiros não imaginavam a existência de outros seres, além de não conhecerem o dom de enxergar além da obscuridade.

        Certa vez, um dos presos da caverna resolve quebrar suas algemas e se arriscar a seguir a pequena luz que adentrava pela caverna. Ao sair para o meio externo, seus olhos ardem ao contato com a claridade, porém logo após  passar o incômodo do contato com o sol, o prisioneiro fica vislumbrado com a liberdade, com a riqueza da natureza que rodeia fora da caverna e percebe que fora da caverna há muito mais que vultos e sombras, lamentando a falta de atitude na busca da libertação e seu excesso de ignorância.

        Após conhecer o mundo exterior, o libertado retorna à caverna, a fim de dividir com seus companheiros a experiência que teve, com o intuito de libertá-los e levá-los ao encontro da luz, do conhecimento. Porém, ao expor seu contato, acaba apanhando, excluído e zombado pelos outros habitantes da caverna. A concepção dos outros membros era que, ao sair da caverna, o prisioneiro estava perplexo com a realidade do mundo exterior e se não permanecesse em silêncio ou continuasse a insistir com a saída, ele seria morto.

        Em minha opinião, o mito retrata-nos em uma vida na caverna. Nos acomodamos em viver das sombras, mas poucos se arriscam a ir além, em conhecer o mundo exterior e conhecer mais do que nos é passado. Criamos uma realidade, achando que a escuridão é a única e verdadeira certeza e nos tornamos prisioneiros, pois não pensamos em buscar a luz. A maioria está condenada em viver apenas nas condições que o ambiente determina.

        Uma comparação com o mundo atual seria as redes sociais, que nos manipula e nos limita a acreditar apenas no que está proposto, não permitindo expandir nossos conhecimentos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com