TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Custeio Variável

Por:   •  8/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  17.574 Palavras (71 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 71

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BRUNO DA SILVA LISBOA

ANÁLISE DE CUSTEIO VARIÁVEL PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAS: um estudo de caso na indústria gráfica situada em Redenção – PA

Redenção – PA

2017

BRUNO DA SILVA LISBOA

ANÁLISE DE CUSTEIO VARIÁVEL PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAS: um estudo de caso na indústria gráfica situada em Redenção – PA

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Área de Concentração: Contabilidade de Custos.

Orientador: Profª. Ms. Lindomar Pereira Trajano.

 

Redenção – PA

2017

BRUNO DA SILVA LISBOA

ANÁLISE DE CUSTEIO VARIÁVEL PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAS: um estudo de caso na indústria gráfica situada em Redenção – PA

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado para obtenção do Grau de Bacharel em Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ensino superior da Amazônia Reunida e aprovada em sua forma final em: (dia) de dezembro de 2017.

____________________________________________

Prof° Lindomar Pereira Trajano

Coordenador do Curso

Apresentando à Banca Examinadora composta pelos

Professores:

___________________________________________________

Prof°. Ms. Lindomar Pereira Trajano

___________________________________________________

Prof°

___________________________________________________

Prof°

Dedico este trabalho primeiramente a Deus que proporcionou minha vida e família que vem me apoiando nesses últimos 4 anos, me ensinando que o esforço vale a pena para alcançar minhas metas e sonhos.

Agradecimentos

À Deus pelas bênçãos que vem derramando todos os dias de minha vida, e me orientando a cada escolha e caminho a se tomar.

À minha mãe Lenir Terezinha, que através da sua dedicação e amor ao educar seu filho foi uma das peças principais para esse sonho realizado.

Ao meu pai Antônio Lisboa, que é meu exemplo de pessoa de como cuidar de sua família e educar seus filhos, a não desistir de seus sonhos.

A minha família e amigos pela motivação e oração por mim para que esse dia chegasse. Agradeço mesmo a todos vocês.

Ao meu orientador Ms. Lindomar Pereira Trajano, pelas instruções, cooperação e comprometimento de sua atenção para realização desse trabalho. Te agradeço muito mesmo.

Ao Dono da Industria Gráfica Líder, Gilmar Silva Oliveira, onde foi de grande ajuda para a conclusão desse trabalho permitindo a realização do estudo em sua empresa. Lhe agradeço muito.

Aos meus colegas e amigos acadêmicos, que me acompanharam nesses longos 4 anos, onde passamos tantas altas e baixas ao longo desse período, mas mantemos o foco e chegamos até aqui para a realização desse sonho. Obrigado por ter conhecido todos vocês.

Enfim, agradeço a todos que contribuíram para a realização dessa pesquisa.

Epigrafe vou acrescentar

RESUMO

Com a evolução da contabilidade as indústrias obtiveram ferramentas contábeis que influenciam em sua tomada de decisões. A contabilidade de custo é uma dessas ferramentas, que trouxe consigo benefícios que ajudam a detalhar todos os seus gastos, classificando-os separadamente nos vários setores dentro da empresa. Esses gastos são analisados individualmente e divididos em custos diretos ou indiretos, que ao mesmo tempo podem ser classificados como fixos ou variáveis. Alguns sistemas de análises de custos são bastante conhecidos e usados pelo ramo industrial, e um dos mais utilizados é o método de custeio variável que considera os custos variáveis como centro para sua demonstração de resultado e análises relacionadas. A partir daí originou-se o foco deste trabalho que é realizar a aplicação do custeio variável em uma indústria para a formação do preço de vendas. Baseando-se nesse objetivo a pesquisa realizada é de caráter descritivo, utilizando-se de análises bibliográficas para a realização do estudo de caso efetuado na Indústria Gráfica Líder localizada na cidade Redenção- PA, de acordo com o levantamento das análises qualitativas e quantitativas fornecidas pelo gestor da empresa. Com os resultados encontrados levantou-se a análise do custo/volume/lucro utilizando os indicadores Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança. Concluindo assim que a empresa possui estrutura suficiente para a aplicação do método de custeio variável resultando na elaboração do seu preço de vendas através do Índice Mark-up obtendo resultados que influenciem na gestão da empresa.

Palavras-chave: Contabilidade de custos. Método de Custeio Variável. Formação do preço de venda.

ABSTRACT

With the evolution of accounting industries have obtained accounting tools that influence their decision making. Cost accounting and one of these tools have brought benefits that help you detail all of your spending by sorting them separately across the various industries within the company. These expenses are analyzed individually and divided into direct or indirect costs, which at the same time can be classified as fixed or variable. Some cost analysis systems are well known and used by the industrial sector, and one of the most used is the variable costing method that considers variable costs as the center for their income statement and related analyzes. From this came the focus of this work, which is to apply the variable costing in an industry for the formation of the sales price. Based on this objective, the research was carried out and of a descriptive nature, using bibliographical analyzes for the accomplishment of the case study carried out in the Leading Graphic Industry located in the city of Redenção-Pa, according to the qualitative and quantitative analyzes provided by the manager from the company. With the results found the cost / volume / profit analysis was analyzed using the Contribution Margin, Balance Point and Safety Margin indicators. In conclusion, the company has enough structure to apply the variable costing method, resulting in the elaboration of its sales price through the Mark-up Index, obtaining results that influence the management of the company.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (117.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (592 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com